Página Inicial | DOMINGO, 28 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 21/07/2023
Grupo de trabalho reúne informações para asfaltar vias urbanas de todos os municípios de MS
Compartilhar Notícia
Foto: Bruno Rezende


O Grupo de Trabalho Interinstitucional criado pelo Governo do Estado para mapear e dimensionar a extensão da área urbana dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul que podem receber pavimentação asfáltica, já atua no levantamento dos dados.

 

A segunda reunião do grupo foi realizada na tarde desta sexta-feira (21), para apresentação do sistema onde será feita a medição e registo dos dados. Os municípios foram divididos em três grupos para que os técnicos da Segov (Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica), Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), e Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) atuem no levantamento das informações.

 

“A Segov vai entrar em contato com as prefeituras das cinco maiores cidades do Estado que são Campo Grande, Dourados, Ponta Porã, Três Lagoas e Corumbá. Os demais municípios foram divididos em dois grupos de 37 cidades. A previsão é de fazer a entrega da área do municipalismo, do cronograma de atuação e previsão de orçamento, em outubro”, explicou o secretário-adjunto da Segov, Frederico Felini, presidente do Grupo de Trabalho.

 

O estudo atende um dos eixos do novo municipalismo da gestão do Estado, que tem como meta a pavimentação de ruas sem asfalto das vias urbanas. O levantamento, que deve ser concluído em até 90 dias, será realizado sem custos extras.

 

“Vamos usar ferramentas próprias que já existem, e estão disponíveis, sem precisar contratar e sem custo adicional”, disse o secretário de Estado de Governo, Pedro Arlei Caravina, quando o Grupo de Trabalho foi criado, no dia 11 de julho.

 

Os dados vão subsidiar o planejamento das ações nos municípios, com previsão de início a partir de 2024.

 

“O Estado vai ter em mãos o diagnóstico de todos os municípios, de área a ser pavimentada. Junto com os prefeitos, dentro do planejamento do novo municipalismo, do orçamento, e em parceria com o município, vamos definir o que vai ser executado, o que é prioridade”, explicou Caravina.

 

Após a conclusão do trabalho, será encaminhado um relatório ao governador Eduardo Riedel, com os dados detalhados da extensão da área urbana de cada município que poderá receber pavimentação asfáltica.

 

A ação faz parte do novo modelo de gestão municipalista, que visa a melhoria da prestação de serviços à população e dos indicadores na área de saúde e educação. Além de levar em consideração as necessidades de infraestrutura de cada município do Estado.


Fonte: Comunicação Governo de MS







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados