Página Inicial | SÁBADO, 20 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 27/04/2010
EUA pedem que cidadãos evitem viajar ao litoral paulista devido à violência
Compartilhar Notícia

O órgão do governo dos EUA responsável pela segurança de seus cidadãos no exterior recomendou, em comunicado, que os norte-americanos "evitem viajar" para quatro das maiores cidades do litoral paulista - Santos, Guarujá, São Vicente e Praia Grande - até que a onda de violência da última semana esteja encerrada.


O comunicado do Osac (Conselho Assessor de Segurança no Exterior), ligado ao Departamento da Defesa dos Estados Unidos, é baseado em informações coletadas pelo Consulado em São Paulo.


Em nota, a Prefeitura de Santos afirmou que "a vida na cidade transcorre dentro da normalidade". A Secretaria da Segurança Pública de SP declarou que a situação nas cidades citadas "está sob controle".


Além de ser veiculada no site do Osac, a nota é distribuída a todos os cadastrados no órgão, como agências de viagem.


A última vez em que o órgão fez um alerta semelhante sobre cidades paulistas foi em 2006, após a segunda onda de ataques do PCC, quando recomendou aos americanos evitar "viagens desnecessárias" para o Estado.


O novo comunicado se baseia em informações da polícia e em notícias de jornais sobre a série de mortes ocorridas na semana passada. Seis pessoas foram assassinadas em três dias no Guarujá - para efeito de comparação, a cidade teve 53 vítimas de homicídio em 2009, ou menos de cinco por mês.


Com medo da violência, comerciantes baixaram as portas. Aulas em escolas e em uma universidade foram suspensas.


Fonte: Folha







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados