Página Inicial | QUARTA-FEIRA, 28 DE FEVEREIRO DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 24/08/2021
MS já tem mais de 100 mil jovens abaixo de 18 anos vacinados contra covid
Compartilhar Notícia

Mato Grosso do Sul já vacinou mais de 100 mil jovens abaixo de 18 anos, sem comorbidades, contra a Covid-19. Isto representa 36% deste público  no Estado. A imunização do grupo foi autorizada pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) desde o dia 13 de agosto, com a vacina Pfizer, que já passou por testes e estudos específicos nesta faixa etária.

 

De acordo com os dados do “Vacinômetro“ desta terça-feira (24/08), já foram 100.561 jovens vacinados, em uma faixa etária estimada de 278.267 no Estado.  Cada município está adequando seu calendário de vacinação incluindo os adolescentes de 12 a 17 anos.

 

Em Campo Grande a vacinação já chegou aos adolescentes de 12 anos. A orientação é que todos que forem menores de 18 anos compareçam aos locais de imunização da cidade acompanhados dos pais ou responsáveis legais e ambos devem apresentar documentos que comprovem o vínculo familiar.

 

O secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, destacou que o Estado era o primeiro a fazer a vacinação em adolescentes em todos os municípios e não apenas na Capital, seguindo a idade de acordo com a demanda e vacinas (Pfizer) disponíveis.

 

A vacinação nesta faixa etária foi liberada após a apresentação de estudos desenvolvidos pelo laboratório, que indicaram a segurança e eficácia da vacina para este grupo. Os estudos foram desenvolvidos fora do Brasil e avaliados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

 

Vacinação

Mato Grosso do Sul segue como destaque na vacinação, estando nas primeiras colocações do País na aplicação da primeira e segunda dose. Das vacinas que chegam ao Estado, 96% foram aplicadas nos municípios. A logística também é eficiente com a distribuição dos imunizantes em menos de 12 horas para as 79 cidades.

 

O Estado já vacinou com a primeira dose ou dose única 71% da população. Se levar em conta apenas a população adulta este percentual sobre para 91%. Neste grupo (adulto) a imunização completa (segunda dose ou dose única) já chega a 55%. Ao todo já foram aplicadas 2,9 milhões de doses no Mato Grosso do Sul.

 

O governador Reinaldo Azambuja incentivou os municípios a fazer “mutirões” de vacinação, com o lema de “vacina no braço e não na geladeira”. Ainda convocou a população a completar o ciclo de imunização, tomando a segunda dose, de acordo com o calendário de cada cidade.


Fonte: Secretaria de Estado de Saúde (SES)







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados