Página Inicial | QUARTA-FEIRA, 29 DE JUNHO DE 2022
Postada por: Jr Lopes dia 04/08/2021
MPT-MS destina veículo e outros bens ao Centro de Referência de Saúde do Trabalhador em Dourados
Compartilhar Notícia
Foto: MPT-MS/ Divulgação


No último dia 23, o Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul (MPT-MS) entregou um veículo Hyundai, HB 20, fabricação/modelo 2021, ao Centro de Referência de Saúde do Trabalhador em Dourados, no intuito de melhor estruturar essa entidade para o cumprimento de suas finalidades sociais. Além do automóvel, mais de R$ 73 mil também foram revertidos ao Cerest para a compra de equipamentos de proteção individual, insumos médico-hospitalares e produtos de informática.

 

A assinatura de termo e a entrega das chaves do veículo pelo procurador do Trabalho Jeferson Pereira ocorreu em ato simbólico com a presença de parte da equipe do Cerest, qual seja, a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Silvia Regina Bosso, o servidor Rafael Dornelas, que representou o secretário Municipal de Saúde, Waldno Pereira de Lucena Junior, a médica Taissa Gonçalves Leal, a enfermeira Loreta Lacerda Cáo Toffano e a auxiliar de enfermagem Adriana Izabel Macedo.

 

O automóvel será utilizado no âmbito das ações relacionadas à vigilância em saúde do trabalhador. Em tempos de pandemia, a equipe multiprofissional do Cerest, composta de médico, enfermeiro, auxiliar de enfermagem, técnico de segurança do trabalho, fisioterapeuta e psicóloga, tem contribuído com o enfrentamento à Covid-19, auxiliando nas medidas de prevenção à proliferação do vírus em ambientes laborais dos mais diversos tipos.

 

“Nestes dois últimos anos envolvendo o contexto de pandemia da Covid-19, a equipe vem atuando no atendimento das demandas apresentadas pelo Ministério Público do Trabalho, cuja temática abordou saúde, segurança e higiene no meio ambiente laboral. O Cerest foi de suma importância na resolução das questões que reivindicavam adequação das irregularidades encontradas, beneficiando centenas de trabalhadores que desempenham variadas atividades econômicas no município e região, seja em empresas privadas, assim como em órgãos do Poder Público”, enfatizou o procurador do Trabalho Jeferson Pereira. Ele ainda ressaltou que, entre março de 2020 e julho deste ano, 86 denúncias abordando a temática Covid-19 foram recebidas pela Procuradoria do Trabalho em Dourados.

 

O gerente do Cerest em Dourados, Willian Francisco Diniz, explica que a equipe tem fiscalizado as empresas em relação aos protocolos de biossegurança para enfrentamento à doença. Entre os objetivos da unidade regional, estão capacitar profissionais em ações de saúde do trabalhador e meio ambiente; oferecer suporte técnico no processo de trabalho/saúde/doença; estabelecer nexo causal das doenças e agravos relacionados à saúde do trabalhador que lhe forem encaminhados; desenvolver projetos educativos em parceria com universidades, escolas de saúde da família, empresas, organizações não governamentais, sindicatos, entre outros.

 

O centro, que é suporte técnico e pedagógico especializado da rede Sistema Único de Saúde, também alcança os municípios de Caarapó, Deodápolis, Douradina, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Itaporã, Jateí, Laguna Carapã, Rio Brilhante e Vicentina.


Fonte: MPT/MS







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados