Página Inicial | QUARTA-FEIRA, 01 DE MAIO DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 24/04/2010
Uso de cadeirinha em carros de passeio será obrigatório
Compartilhar Notícia
Foto: Divulgação


Crianças com idades até 7 anos e meio deverão obrigatoriamente a partir do dia 9 de junho, usar um dispotivo de retenção específico para seu transporte em carros de passeio (cadeirinha).
O não uso da cadeirinha a partir desta data passa a ser considerado como falta gravíssima e poderá acarretar em multa ao condutor no valor de R$ 191,50 e mais sete pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Além disso, o veículo poderá ficar retido até que seja regularizado com a colocação da cadeirinha.


O alerta foi está sendo feito pelo comando do Pelotão de Trânsito em Naviraí, que passa a fiscalizar com maior rigor a partir da data estabelecida para que a resolução 277 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) entre em vigor, dia 9 de junho.


É importante que os pais saibam que são três os dispositivos obrigatórios que deverão ser colocados no banco traseiro do carro, dependendo da idade da criança: um berço portátil porta-bebê (conhecido como bebê conforto) para crianças de até um ano; uma cadeirinha auxiliar ou uma proteção antichoque que devem ser fixados ao veículo, mediante a utilização dos cintos de segurança ou outro equipamento apropriado instalado pelo fabricante do veículo com tal finalidade, para crianças com mais de 1 ano e até 4 anos; e, acima de 4 anos até 7 anos e seis meses, um dispositivo chamado de assento de elevação, que deixa a criança na altura correta para usar o cinto de segurança. A partir dos 7 anos e seis meses, a criança deve usar o cinto de segurança.


De acordo com o comandante do Pelotão de Trãnsito de Naviraí, Cabo Julio, o ideal é que antes de adquirir as chamadas cadeirinhas, os pais verifiquem se o modelo é o adequada para a idade do filho e se o produto possui o selo do inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial). “A partir de 9 de junho os veículos serão fiscalizados e o condutor que não estiver em desacordo com a resolução 277 do Contran pode ser multado.


A resolução 277 foi assinada em maio de 2008, considerando ser necessário estabelecer as condições mínimas de segurança para o transporte de passageiros, obrigando crianças com idade inferior a dez anos a transitar no banco traseiro dos veículos.


Com o objetivo de informar melhor os pais, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) lançará uma campanha nacional no período de 16 de maio a 12 de junho, orientando sobre o uso correto das cadeirinhas.


Fonte: Jr Lopes







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados