Página Inicial | SEXTA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 23/04/2010
Naviraí já vacinou mais de 8 mil contra o vírus H1N1
Compartilhar Notícia
Vacinação estará disponível até este sábado no Varjão (Foto: Orisvaldo Sales)


As pessoas incluídas na segunda e terceira etapa da campanha de vacinação contra a influenza H1N1 têm até este sábado (24) para se vacinar em Naviraí. A dose estará disponível nesta sexta-feira (23) em todas as unidades de saúde do município.


Ao todo são nove salas de vacina que atendem a 11 bairros, com cobertura de PSFs, além de moradores da região central e zona rural. Mas as pessoas que se enquadrem numa dessas faixas, terão sábado a sua última chance. O Centro de Saúde Naviraí (Varjão) estará vacinando das 8 às 17 horas. Apenas esta unidade de saúde atenderá neste dia. A próxima etapa serão vacinadas idosos com idade superior a 60 anos. A campanha será entre 8 de maio e 21 de maio.


Último levantamento realizado da Gensau – Gerência de Saúde do Município aponta, que 8.486 pessoas já foram vacinas no município. A meta é vacinar 14.192 nas três etapas. Segundo Eliane Bergo, coordenadora de imunização da Gensau, a campanha de vacinação esta na terceira etapa, podendo ser imunizadas as pessoas entre 20 e 29 anos, e também crianças de 6 meses e até dois anos, portadores de doenças crônicas e gestantes. O prazo de vacinação para estas faixas etárias.


A campanha começou em 8 de março, cumprindo o calendário estabelecido pelo Ministério da Saúde (MS), onde coloca como prioridade os grupos que apresentam maior risco de contrair a doença. Os profissionais de saúde foram os primeiros a receber a dose para garantir a funcionalidade dos serviços e atendimento da população. Nesse conjunto foram incluídos médicos, enfermeiros, recepcionistas, profissionais de investigação epidemiológica dentre outros.


Nesta etapa Naviraí imunizou 102%. A meta era 456, sendo vacinados 468, superando assim a meta estipulada pelo ministério da saúde. Com idade entre 20 a 29 anos, até o momento foram vacinadas, 4772 pessoas. A meta é 8.587. Apenas 60% foram imunizadas, restando 3.815. O quadro mais alarmante esta entre gestantes e portadores de doenças crônicas.


A meta é vacinar 765 gestante e até momento apenas 471 mulheres compareceram nas unidades de saúde, ou seja, 60 %. Com relação aos portadores de doenças crônicas, é mais alarmante. Dos 3.170, apenas 1.635foram vacinas (41%), restando ainda 1.535 pessoas. “É importante essas pessoas estarem procurando uma das unidades de saúde e estarem tomando a vacina”, lembra Eliane Bergo.


Fonte: Assessoria







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados