Página Inicial | QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 19/05/2021
MS Pantanal dá início à modernização do sistema de esgoto
Compartilhar Notícia
Foto: Divulgação


Em mais um avanço no processo de modernização do sistema de monitoramento dos serviços de esgoto em Mato Grosso do Sul, a Ambiental MS Pantanal deu início à instalação de novas centrais que permitirão a coleta de dados operacionais mais detalhados nas estações elevatórias e de tratamento do esgoto nos 68 municípios onde a empresa passa a operar, através da Parceria Público-Privada (PPP) com a Sanesul.

 

O movimento representa uma melhoria na gestão dos ativos. Agora, dados como o nível do esgoto nas estações elevatórias e o estado de funcionamento da estrutura eletromecânica (bombas, geradores e baterias) das plantas serão coletados em tempo real.

 

Com o novo sistema, o quadro de comando de cada unidade enviará dados sobre o funcionamento dos equipamentos da planta para um sistema informatizado, que será monitorado diuturnamente pelas equipes da MS Pantanal no Centro de Controle Operacional (CCO), localizado em Campo Grande.

 

Assim, será possível identificar com mais velocidade possíveis falhas no funcionamento do sistema de bombeamento do esgoto e evitar imprevistos. As novas centrais substituirão antigas discadoras em unidades de tratamento que já possuem um sistema de  monitoramento. Além disso, novos equipamentos serão instalados em 100% das estações de tratamento operadas pela MS Pantanal dentro das próximas semanas.

 

“Essa é uma solução inovadora que foi desenvolvida internamente pela Aegea. Esse tipo de monitoramento trouxe uma redução de custos e o aumento da confiabilidade nas operações”, frisou Janderson Fortunato, coordenador de eletromecânica da MS Pantanal.

 

A iniciativa incorpora inteligência de dados e tecnologia à gestão, permitindo a coleta e cruzamento de informações importantes e úteis para o desenvolvimento de estratégias de atuação e investimento.


Fonte: Assessoria







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados