Página Inicial | QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 04/05/2021
Municípios da região sul firmam contrato com o Sebrae/MS para a execução do Cidade Empreendedora
Compartilhar Notícia

Nesta sexta-feira (07/05), municípios da região sul do Estado assinam contrato com o Sebrae/MS, para a contratação do programa Cidade Empreendedora. A solenidade será realizada na sede da regional do Sebrae, em Dourados (MS), às 11h, com a participação dos membros do Conselho Deliberativo do Sebrae/MS e dos prefeitos de Amambai, Dourados, Novo Horizonte do Sul e Rio Brilhante. O evento vai seguir os protocolos de biossegurança, incluindo o distanciamento social e uso obrigatório de máscaras. 

 

Em parceria com os municípios que aderirem ao programa, o Cidade Empreendedora visa transformar a economia e promover o desenvolvimento local a partir do fortalecimento dos pequenos negócios, gerando emprego e renda. As cidades serão acompanhadas pelo Sebrae/MS durante 15 meses e o trabalho é desenvolvido a partir do eixo competitivo escolhido por cada prefeitura. 

 

No caso de Dourados, Novo Horizonte do Sul e Amambai a opção escolhida foi “Cidade de Negócios” – uma estratégia voltada para alavancar o município por meio do empreendedorismo, gerando emprego e renda. Já Rio Brilhante optou pelo eixo “Cidade Agro” que possui o foco no potencial produtivo da cidade com a proposta de estimular o pequeno produtor e criar incentivos para impulsionar a economia agrícola local. 

 

Segundo o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/MS e titular da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, seja no campo ou na cidade, o programa irá fortalecer o empreendedorismo, por meio do pequeno empresário, além de auxiliar na desburocratização das gestões municipais. 

 

“O foco principal do programa é o nosso pequeno empresário, são as compras públicas desses municípios, é a desburocratização, é a melhoria do ambiente de negócios, gerando o desenvolvimento econômico não só das regiões, mas do estado de Mato Grosso do Sul como um todo. Assim, o Sebrae cumpre a sua missão. Fomentando a capacidade empreendedora e o fortalecimento dos pequenos negócios, além de ajudar o poder público, como instrumento de desenvolvimento econômico”, ressaltou Jaime Verruck. 

 

Cidade Empreendedora 2021

Nesta edição do programa, além das quatro cidades da região Sul que assinam contratos na data da cerimônia, outras15 também já aderiram ao programa. De acordo com o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, o Cidade Empreendedora atua em duas linhas: uma voltada para promover a melhoria no ambiente de negócios no âmbito das políticas públicas e a outra direcionada para auxiliar e propor soluções ao pequeno empresário. Juntas, as estratégias vão possibilitar o desenvolvimento de cada cidade. 

 

“É transformação. Esse é o nosso grande papel dentro desses municípios. O objetivo maior do programa é desenvolver a cidade através do fortalecimento do pequeno negócio. Nós precisamos fortalecer o empreendedor local para que ele possa fazer com que o dinheiro gire na cidade. A principal rua do comércio de cada um desses municípios tem a possibilidade de gerar mais emprego do que qualquer grande negócio que chegue por lá. Nós queremos valorizar um por um desses pequenos negócios que existem nos municípios”, enfatizou Cláudio. 

 

As ações do Cidade Empreendedora são executadas a partir de um plano de desenvolvimento econômico, que é elaborado para cada município de acordo com o eixo escolhido. Dentre as iniciativas para fomentar a geração de emprego, renda e oportunidades de negócios, estão a desburocratização dos processos para a abertura e alterações de empresas; incentivos às compras locais; promoção de uma cultura empreendedora e a inovação nas escolas; melhorias na Sala do Empreendedor; estímulo ao desenvolvimento empresarial; e formação de lideranças que exerçam uma gestão pública empreendedora.


Fonte: Agência Sebrae de Notícias







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados