Página Inicial | SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 09/04/2021
Cidade Empreendedora: Mais sete municípios aderem ao programa oferecido pelo Sebrae/MS
Compartilhar Notícia

Amambai, Corumbá, Chapadão do Sul, Novo Horizonte do Sul, Paraíso das Águas, Porto Murtinho e Rio Brilhante são os novos municípios que integram o programa Cidade Empreendedora, oferecido pelo Sebrae/MS. A parceria entre as prefeituras e a instituição foi firmada para o novo ciclo do programa e os trabalhos já iniciam na segunda-feira, dia 12 de abril.

 

A partir da contratação do Cidade Empreendedora, os municípios são acompanhados pelo Sebrae/MS durante 15 meses. Junto com as prefeituras, a iniciativa visa transformar a economia e promover o desenvolvimento local a partir do fortalecimento dos pequenos negócios.

 

Nos sete municípios, o trabalho vai ser desenvolvido a partir do eixo competitivo “Cidade de Negócios”. A estratégia, adotada pelas prefeituras, envolve análises, planejamento e ações específicas para alavancar as cidades por meio do empreendedorismo. Ao todo, são duas linhas de atuação do programa: uma voltada para o âmbito das políticas públicas com a proposta de melhorar o ambiente de negócios, e a outra direcionada para auxiliar e propor soluções ao pequeno empresário.

 

Segundo o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/MS e titular da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, as duas estratégias juntas vão possibilitar o desenvolvimento de cada cidade e, consequentemente, do Estado como um todo, já que, com as novas adesões, no total, já são 18 municípios participantes do Cidade Empreendedora em Mato Grosso do Sul.

 

“O Cidade Empreendedora tem um papel fundamental que é ajudar na estratégia de desenvolvimento econômico de Mato Grosso do Sul. Isso se dá através da desburocratização e da ação municipal. As ações do programa melhoram o ambiente de negócios no âmbito do município e, com várias cidades do Estado aderindo a iniciativa, cria-se um ambiente melhor para Mato Grosso do Sul”, enfatizou Jaime.

 

De acordo com o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, as ações diretas de apoio ao empresário também têm uma grande relevância para transformar a economia local. “O nosso grande papel dentro desses municípios é a transformação. O objetivo maior do programa é desenvolver a cidade através do fortalecimento do pequeno negócio. Nós precisamos fortalecer o empreendedor local para que ele possa gerar emprego e fazer com que o dinheiro gire na cidade”, enfatizou Cláudio.

 

Ao todo, são várias iniciativas que englobam o Cidade Empreendedora e, dentre ações previstas pelo programa, além da desburocratização de processos na abertura e alterações de empresas e o atendimento ao empresário, está o incentivos às compras locais; promoção de uma cultura empreendedora e a inovação nas escolas; melhorias na sala do empreendedor; estímulo ao desenvolvimento empresarial; e formação de lideranças que exerçam uma gestão pública empreendedora.

 

Sebrae na sua empresa

Várias ações compõem o Cidade Empreendedora e a primeira delas é o programa “Sebrae na sua empresa” que tem início na segunda-feira (12/04) nos novos municípios participantes. Em Amambai, Corumbá, Chapadão do Sul, Novo Horizonte do Sul, Paraíso das Águas, Porto Murtinho e Rio Brilhante agentes do Sebrae/MS vão visitar os pequenos negócios para identificar quais são os problemas enfrentados pelos empresários e propor soluções.

 

A ação vai ser feita nos municípios até outubro e a previsão é que aproximadamente 7.600 pequenos negócios sejam atendidos. Mais do que levar orientação aos empresários, a visita dos agentes também tem a função de mapear a necessidade dos empreendedores locais. O levantamento deve embasar novas ações voltadas para atender esse público.

 

Também na segunda-feira (12), os atendimentos do “Sebrae na sua Empresa” vão ser retomados nas outras 11 cidades participantes do programa, já que, nesses municípios, a ação teve início em março deste ano, mas precisou ser suspensa na última semana por conta do decreto estadual voltado para evitar o avanço da pandemia de Covid-19.

 

Nos municípios de Camapuã, Inocência, Jaraguari, Jardim, Maracaju, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Ribas do Rio Pardo, Rio Verde de Mato Grosso, Sonora e Terenos, já foram atendidos, por meio do “Sebrae na sua empresa”, quase 2.500 pequenos negócios nas primeiras três semanas de trabalho. A expectativa é que, no total, aproximadamente, outros 6 mil empreendimentos sejam atendidos nos próximos meses nos 11 municípios.

 

Mais informações sobre o Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do telefone 0800 570 0800 ou pelo Whatsapp (67) 3389-5300.


Fonte: Agência Sebrae de Notícias







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados