Página Inicial | SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 21/03/2021
Secretária de saúde de cidade do interior de MS faz 'súplica' após estoque de 'kit de intubação' zerar
Compartilhar Notícia

De acordo com a secretária de Saúde do município de São Gabriel do Oeste (MS), Fraciane Basso, a cidade não possui mais nenhum "kit intubação", que são medicamentos insubstituíveis usados para intubar pacientes graves da Covid-19 e outras patologias. A secretária informou que está fazendo "súplica para o fornecimento de medicações para o município".

 

Francine Basso reforçou neste sábado (20/03) que, "o município não possui leitos de UTI instalados, possui leitos de suporte ventilatório e neste momento está superlotado".

 

A secretária também explicou que o estoque de medicamentos para o uso em pacientes que precisam dos leitos de suporte ventilatório está abaixo do limite. "Nós não temos medicação!", enfatizou Francine Basso.

 

A secretária de saúde de São Gabriel do Oeste (MS), a 140 km de Campo Grande, disse que "a súplica é a nível de Ministério da Saúde". O G1 procurou o Ministério da Saúde para saber sobre a situação que acomete os pacientes que necessitam do "kit intubação" no município sul-mato-grossense, mas até a publicação da reportagem não recebemos retorno do órgão.

 

"Nós precisamos receber essas medicações, para que nos sejam dadas as condições para continuar tentando salvar essas vidas. É um alerta real, precisamos de reabastecimento dos estoques imediatamente", reforçou Francine Basso.

 

O secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, explicou que os medicamentos que compõe o "kit intubação" estão sendo remanejados entre hospitais de Mato Grosso do Sul, a fim de amenizar a situação.

 

A falta do "kit intubação" está afetando outros hospitais de Mato Grosso do Sul. O Hospital Regional (HRMS), referência no tratamento da Covid-19 no estado, já vem demostrando sinais da falta dos medicamentos. Segundo a diretora-presidente da instituição, Rosana Leite, o HRMS possui estoque dos medicamentos do "kit intubação" para apenas os próximos 10 dias.


Fonte: TV Morena







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados