Página Inicial | SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 19/03/2021
Dia Mundial da Agricultura: a importância das boas práticas de armazenagem do grão
Compartilhar Notícia
Com mais uma safra recorde, Brasil tem muito a comemorar no Dia Mundial da Agricultura (Foto: Divulgação/VBcom)


Considerado o principal protagonista do agronegócio mundial, o Brasil tem muito a comemorar no Dia Mundial da Agricultura, celebrado no próximo sábado, dia 20 de março, com mais uma produção recorde de grãos estimada em  268,7 milhões de toneladas na  safra 2020/2021.

 

Como setor estratégico da economia, a missão do agronegócio brasileiro é aumentar a produção de alimentos e promover a segurança alimentar  no mundo, de forma sustentável, graças às tecnologias que dispõem para produzir grãos cada vez com mais qualidade.

E qualidade significa plantar, colher e armazenar bem o produto que será ofertado ao mercado interno e externo, tanto para alimentação humana como  para a  animal.

 

Armazenagem

Dentro da cadeia produtiva de grãos, a etapa de armazenagem é onde ocorrem os principais problemas ligados à alta umidade, podendo influenciar na qualidade do produto.

 

A Associação dos Produtores de Soja e Milho do Mato Grosso (Aprosoja), que mantém parceria com a LocSolution, empresa paranaense que detém a marca Motomco de equipamentos medidores de umidade de grãos,  dá algumas dicas de como fazer uma boa armazenagem e  manter a qualidade do grão.

 

A engenheira agrônoma Jerusa Rech, que é gerente de Defesa Agrícola da Aprosoja,   explica que existe uma série de problemas que a umidade pode causar, inviabilizando a utilização de grande parte da produção, trazendo prejuízo financeiro enorme ao produtor ou comprador do produto.

 

Entre os danos mais comuns causados pelo excesso de umidade, a gerente da Aprosoja destaca o ataque  de fungos, responsáveis pela formação de bolor e mofo e pela liberação de micotoxinas, que contaminam o grão, inviabilizando o seu uso.  "A alteração do peso do grão é outro problema que ocorre com frequência por conta do excesso de umidade, reduzindo o valor do produto", explica Jerusa.

 

Boas práticas

Segundo Jerusa Rech, de nada adianta ter todo um controle rigoroso no campo para evitar as perdas, se o  armazenamento não for adequado  e seguir as boas práticas de armazenagem. As boas práticas devem estar presentes em todas as etapas de beneficiamento dos grãos como: pré-limpeza, limpeza, controle de umidade e de temperatura, secagem e controle de fungos e pragas.

 

"A pré-limpeza e limpeza vão retirar impurezas e outros materiais estranhos que podem comprometer a qualidade dos grãos. Já a secagem vai  uniformizar a umidade da massa dos grãos e impedir a proliferação de fungos", observa Jerusa.

 

O objetivo é manter o produto dentro de padrões adequados e de  qualidade por longos períodos de tempo. Fatores como a temperatura e a aeração durante o tempo de armazenagem de grãos são fundamentais para o armazenamento correto.

 

"Seguindo estas diretrizes, o agricultor poderá ampliar o período de armazenamento, reduzir as perdas com  pragas, insetos e a contaminação com micotoxinas", enfatiza a engenheira agrônoma.

 

A diretora comercial e de marketing da LocSolution, Manoella Rodrigues da Silva, observa que uma das formas de se obter menor custo com armazenagem é medir a umidade do grão na pré-colheita. "Se o  produtor conseguir colher dentro do padrão de 12% a 14%, ele terá mais chance de fazer um bom armazenamento e com menos custos com secagem.

 

Soluções para o produtor

De acordo com Manoella Rodrigues da Silva,  a LocSolution/Motomco está sempre ao lado dos produtores na busca por soluções para os desafios do campo. Para atingir essa meta, tem  parcerias com entidades e cooperativas do agronegócio, levando soluções que possam ajudar o produtor a produzir com maior qualidade e produtividade.

 

Manoella destaca que a questão da sustentabilidade no agronegócio é parte integrante de seus processos produtivos. "Nós trabalhamos com este intuito, porque entendemos como importante a adoção de boas práticas para conservação e qualidade do grão".


Fonte: VBcomunicacão







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados