O número de elevado de casos de pessoas contaminadas com a Covid-19 nas últimas semanas em Naviraí tem refletido no aumento de óbitos em decorrência da doença. É o que comprova os números da primeira semana do mês de março.
Somente nos sete primeiros dias do mês, 10 pessoas de Naviraí perderam a batalha contra o novo coronavírus. Dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES) apontam que na primeira semana do mês foram mais 337 pessoas contaminadas pela Covid-19 no município. Com mais 56 computados ontem (08/03), o número salta para 393 casos positivos no mês em Naviraí.
A primeira semana de março registrou três óbitos no dia 1º (um homem de 68 anos e duas mulheres – uma de 74 e outra de 85 anos), dois óbitos no dia 03 (um homem de 71 anos e uma mulher de 45 anos), dois óbitos no sábado dia 06 (um homem de 37 anos e outro de 73) e 03 óbitos no domingo dia 07 (uma mulher de 83 anos e dois homens – um de 73 e outro de 88 anos).
O aumento de casos e as ocupações de leitos clínicos e de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) ocupados em sua plenitude, fez com que a prefeita Rhaiza Matos publicasse um decreto no dia 1º de março, ampliando o toque de recolher que passou a ser das 20h às 5h de segunda a sexta-feira.
O decreto também restringe a circulação de pessoas das 20h01min de sexta às 4h49min da manhã de segunda-feira, além de permitir somente o funcionamento de setores do comércio considerados essências no último final de semana e no próximo (dias 13 e 14). Com vigência até a próxima segunda-feira (15/03), persistindo o aumento diário de casos positivados para a Covid-19, medidas mais “duras” para conter o avanço da doença, não estão descartadas pela administração do município.
O mês de fevereiro foi o mês com maior número de casos de Covid-19 em Naviraí, quando em 27 dias o município chegou a 1.016 novos casos no mês, superando pela primeira vez a marca de 1.000 casos no mês. As consequências dos casos, que só aumentam a cada dia, é a transferência de pacientes para alas de UTI em outros municípios, mesmo com o Hospital Municipal sendo dotado de leitos de Unidade de Terapia Intensiva. A taxa de ocupação de leitos de UTI em Naviraí chegou a 100%.
Com 393 casos nos primeiros oito dias de março, o receio das autoridades em saúde do município é de que novamente supere a casa dos 1.000 casos no mês, eleve a procura por consultas e internações o que pode colapsar de vez a rede pública de saúde local.
Desde 12 de abril de 2019, quando o primeiro caso de Covid-19 foi registrado em Naviraí, o município computa 4.376 pessoas positivadas até o momento. No total, 83 pessoas perderam a vida pela Covid-19 no município.
Fonte: Folha de Naviraí