Página Inicial | TERÇA-FEIRA, 23 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 03/09/2009
Senadora é retida em aeroporto
Compartilhar Notícia
Senadora teria sido maltratada no aeroporto (Foto: Divulgação)


A senadora Patrícia Saboya (PDT-CE) foi  detida no aeroporto de  Roma, por autoridades locais, sendo liberada em seguida, informou o  Ministério das Relações Exteriores.   Segundo auxiliares do ministro Celso Amorim, todas as providências serão tomadas para esclarecer o caso.


Ao relatar  o episódio a assessores no Brasil, a senadora  disse que os policiais foram "grosseiros e violentos". Os auxiliares acham que a senadora foi vítima de racismo por ser morena.  Patrícia estava viajando com um grupo de amigos e uma delas, Ana Lourdes,  espirrou algumas vezes durante o voo, que saiu de Fortaleza, fez conexão em Lisboa e rumou à Italia.


Um homem italiano repreendeu-a com impropérios. Patrícia Saboya reagiu em defesa da amiga. Após o desembarque em Roma, o italiano prestou queixa contra as brasileiras. A partir daí ela foram detidas em uma sala do aeroporto e tiveram as malas revistadas.


Enquanto eles reviravam suas malas, Patrícia reclamou e se identificou como senadora. Chegou a ligar para a embaixada e tentou colocá-la em contato com os policiais. Segundo o Blog do Noblat, neste momento a senadora começou a gritar e dizer que tudo estava acontecendo por causa de preconceitos contra a mulher brasileira. Em meio aos gritos,  os policiaisfecharam as malas, devolveram os passaportes e mandaram a senadora e sua amiga embora.


- Ela está uma arara. Foi maltratada, mesmo se identificando como senadora - disse  o senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), presidente da Comissão de Relações Exteriores, a quem a senadora também pediu ajuda.  -  Existe um certo preconceito, não só na Itália, mas também em outros países, como a Espanha -  completou o senador.


Patrícia Saboya  está licenciada do mandato desde o final de julho, para fazer um tratamento para parar de fumar. Em nota, Azeredo afirmou que ela foi detida sem maiores explicações.


A seguir, a nota  da Comissão de Relações Exteriores do Senado, assinada por Azeredo:


"Na qualidade  de presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado venho a público protestar contra os maus tratos e constrangimentos impostos pela polícia italiana  à  senadora Patrícia Saboya,  detida sem maiores explicações no aeroporto de  Fiumicino, em Roma. Considero esse ato uma prova de desrespeito ao Poder Legislativo e à condução da mulher brasileira e exijo explicações das autoridades competentes do país europeu".


Fonte: O Globo







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados