Página Inicial | DOMINGO, 25 DE OUTUBRO DE 2020
Postada por: Jr Lopes dia 01/10/2020
IFMS define diretrizes para retomada de aulas práticas presenciais
Compartilhar Notícia
Campus do IFMS de Naviraí (Foto: Folha de Naviraí/Jr Lopes)


O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) prorrogou para 31 de dezembro a suspensão das atividades presenciais. A decisão 297/2020 foi publicada nesta quarta-feira, 30, e traz algumas diferenças em relação às decisões anteriores da instituição sobre o tema.

 

Agora, os gestores, mediante atendimento de uma série de normas de segurança, poderão autorizar a execução de atividades presenciais para atender a necessidades letivas e administrativas que não possam ser executadas remotamente.

 

A mudança é uma solicitação da comunidade e foi recomendada pela Comissão de Organização de Campanhas de Conscientização dos Riscos e Medidas de Prevenção contra o Coronavírus, em reunião realizada na sexta-feira, 25.

 

“A decisão foi tomada em conjunto. Diretores-gerais, comissão e comitê analisaram as situações possíveis para que a instituição encontrasse a metodologia de trabalho mais segura para todos”, explicou Elaine Cassiano, Reitora do IFMS.

 

A comissão, com apoio do Comitê de Biossegurança do IFMS, também elaborou um documento, chamado de “Diretrizes para Atividades Presenciais durante a Pandemia” que norteia quais atividades podem ser retomadas, e com quais medidas de segurança, mediante a avaliação da situação da pandemia no município em que estiver a unidade do IFMS.

 

Segundo a reitora, além de possibilitar o isolamento social para a comunidade escolar, como forma de enfrentamento à pandemia do Covid-19, a decisão também garante a realização de ações essenciais ao processo de ensino-aprendizagem de forma segura.

 

“O objetivo é manter a nossa comunidade protegida de várias formas. Ao mesmo tempo que garantimos o menor número possível de pessoas expostas a qualquer risco, também trabalhamos para que nossos estudantes consigam se formar, continuar a vida acadêmica e profissional, completou a reitoria. .

 

Diretrizes - A decisão da reitoria prevê que atividades essencialmente presenciais terão retorno parcial e gradual conforme a necessidade institucional, por decisão do dirigente máximo da unidade, sendo a reitora a responsável pela decisão no âmbito da reitoria e os diretores-gerais no âmbito dos campi.

 

Todas as exceções ao isolamento social previstas, antes de sua execução, deverão observar as orientações dispostas nas “Diretrizes para as Atividades Presenciais durante a Pandemia”. O documento será publicado na quinta-feira, 1º de outubro, na página do IFMS contra o Coronavírus e prevê cinco fases progressivas, da mais restritiva com isolamento total até a liberação total das atividades. As diretrizes seguem o programa Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança na Economia) do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.

 

No caso do IFMS, são exemplos de atividades que precisam ser executadas presencialmente as aulas práticas de laboratório e as atividades de fiscalização de obras e contratos, dentre outras.

 

“As classificações do Prosseguir possibilitam aos gestores critérios objetivos para análise do retorno das atividades. Importante frisar que o simples estabelecimento da faixa, não implica em retorno imediato. Mesmo com a possibilidade de retorno, ainda caberá uma decisão do dirigente do campus ou da reitoria que precisa estar atento a segurança da comunidade escolar, antes de qualquer atitude”, explica Pedro Rissato, presidente da comissão.

 

Histórico da suspensão - A última decisão sobre foi tomada em 29 de julho, determinando a prorrogação da suspensão das atividades de ensino e administrativas presenciais até 30 de setembro.

 

As atividades presenciais estão suspensas desde 18 de março. Desde o início das atividades não presenciais, a Comissão de Organização de Campanhas de Conscientização dos Riscos e Medidas de Prevenção contra o Coronavírus têm realizado reuniões para orientar a reitoria sobre as medidas a serem tomadas no enfrentamento à pandemia.

 

Covid-19 - As ações do Instituto Federal, as formas de prevenção à Covid-19, os documentos institucionais referentes à situação e a outras informações sobre a pandemia estão disponíveis na página IFMS contra o coronavírus.

 

Além de podcasts com dicas de como lidar com o isolamento e o trabalho remoto, estão disponíveis as formas de contato e os horários de atendimento dos campi e da reitoria durante o período de atividades não presenciais.


Fonte: Ascom/IFMS







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados