Página Inicial | SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 27/07/2020
Decreto de emergência suspende autorizações ambientais de queima controlada no Pantanal
Compartilhar Notícia
Foto: Divulgação


Todas as autorizações de queimadas controladas no Pantanal estão suspensas por um período de 180 dias. A medida está em vigor desde sexta-feira, dia 24 de julho, com a publicação do decreto que declara situação de emergência ambiental na área do Pantanal de Mato Grosso do Sul.

 

O secretário Jaime Verruck, da Semagro anunciou que os ministros do Meio Ambiente da Defesa, Ricardo Salles e general Fernando Azevedo, atenderam ao governador e solicitaram o planejamento da ação integrada no Pantanal que terá aeronaves e brigadistas.

 

O Governo do Estado já tomou uma série de medidas para intensificar o combate aos focos de calor na região do Pantanal, com ênfase aos incêndios que ocorrem na borda do Rio Paraguai, em frente a cidade de Corumbá e Ladário.

 

Atendendo a pedidos do governador Reinaldo Azambuja, o governo federal garantiu, na noite de sexta-feira (24/07) mesmo, todo apoio operacional a nova força-tarefa que entrou em operação já no fim de semana. Foram pedidos um helicóptero do Ibama e um avião Hércules, e um helicóptero Pantera do Exército para transporte dos brigadistas às áreas de difícil acesso.

 

Corpo de Bombeiros, brigadistas do Ibama, além da Polícia Militar Ambienta (PMA), que investiga a origem dos focos já estão em campo.

 

O decreto se sustenta “no conjunto de fatores ambientais negativos que resultam na propagação de incêndios florestais, no prejuízo à navegabilidade dos rios, culminando na emissão de altíssimos índices de fumaça que prejudicam ainda mais a saúde da população de toda a região.


Fonte: Subsecretaria de Comunicação de MS







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados