Página Inicial | TERÇA-FEIRA, 23 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 17/04/2020
Secretaria de Saúde estipula regras para sepultamento de corpos de vítimas da covid-19 em MS
Compartilhar Notícia

A Secretaria de Estado de Saúde (SES), publicou novas regras para sepultamento durante o período de combate ao coronavírus. A resolução com as medidas foi divulgada nesta quinta-feira (16/04), na edição extra do Diário Oficial do Estado.

 

As regras são especificamente para casos de mortes com infecção suspeita ou confirmada pelo novo coronavírus. Nestes casos, enquanto durar a situação de emergência, os corpos devem ser enviados da unidade da saúde para o serviço funerário por um prazo máximo de 2 horas.

 

De acordo com a SES, com esse curto período de tempo é possível evitar a contaminação. Além disso, os serviços funerários devem funcionar todos os dias, e caso o óbito ocorra fora do horário de funcionamento do cemitério, é responsabilidade da funerária guardar o corpo até o dia seguinte.

 

As regras devem ser adotadas em relação a exumação, necropsia, cremação e manejo de cadáver.

 

De acordo com o documento do Ministério da Saúde, intitulado Medidas de Biossegurança para Manejo de Cadáveres, quando possível, a embalagem do corpo deve seguir três camadas, o que significa, enrolar o corpo com lençóis e colocar em saco impermeável próprio.

 

Mato Grosso do Sul tem 143 casos confirmados de covid-19 e 5 mortes provocadas pela doença.


Fonte: Secretaria de Estado de Saúde (SES)







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados