Página Inicial | QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 14/04/2020
MS registra pior isolamento social do mês e deixa autoridades em alerta
Compartilhar Notícia
Medidas extremas, como o bloqueio total da movimentação – lockdown – não são descartadas, diz governador Reinaldo Azambuja (Foto: Edemir Rodrigues)


Mesmo com todas as evidências que mostram o avanço da Covid-19: aumento acelerado de casos confirmados, quatro mortes, e início da transmissão comunitária, Mato Grosso do Sul continua com o segundo menor índice de isolamento social do País, perdendo apenas para Tocantins. Nesta segunda-feira (13/04) pós feriado, a taxa média de isolamento social no Estado foi de 40,7%. Para se ter uma ideia, o índice é o pior já registrado no mês de abril, seguido de quinta-feira, véspera de feriado da paixão de cristo que contabilizou 42,3%.

 

Apesar das inúmeras medidas adotadas pelo Governo do Estado e prefeituras municipais para reduzir o contágio e evitar um colapso no sistema público de saúde, o cenário das próximas semanas vai depender do comportamento da população. As projeções com base nos dados de monitoramento do distanciamento social têm deixado autoridades em alerta. Medidas extremas, como o bloqueio total da movimentação – lockdown – não são descartadas.

 

“Se nós não tivermos a consciência das pessoas de ficar em casa, evitar sair de casa, nós vamos chegar a esse momento. É uma medida drástica, é radical, alguns países tomaram. Aqui no Brasil, alguns governos estão olhando essa possibilidade”, declarou o governador Reinaldo Azambuja. “A medida extrema vem se não tiver a consciência da sociedade. Podemos ir sim para uma medida extrema, para decretar isso. Nós todos temos que ser conscientes”, enfatizou.

 

No ranking dos municípios com maior movimentação de pessoas e pior índice de isolamento social nesta segunda-feira estão: Rio Verde de Mato Grosso (30,1%), Bodoquena (32,3%), Taquarussu (32,8%), Coronel Sapucaia (33,5%), Nioaque (34,5%), Tacuru (34,7%), Laguna Carapã (34,8%), Jardim (35,2%), Rio Brilhante (35,4%) e São Gabriel do Oeste (35,8%).

 

Campo Grande registrou nesta segunda-feira (13/04) isolamento social de 41%, o menor índice das últimas quatro semanas. A taxa média de distanciamento social para o mesmo dia, no comparativo com semanas anteriores foi de 42,1% no dia 6 de abril, 48,8% no dia 30 de março, e 54,6% no dia 23 de março.

 

Monitoramento

Utilizado para tomada de decisões o sistema inteligente de monitoramento por geolocalização tem sido utilizado por Mato Grosso do Sul e outros estados brasileiros, como ferramenta estratégica de enfrentamento a pandemia do novo coronavírus. Os dados atualizados diariamente têm como referência cerca de 60 milhões de telefones celulares existentes no país, respeitando a privacidade do usuário. A tecnologia atende a todos os aspectos legais vigentes e se enquadra na Lei Geral de Proteção de Dados que entrará em vigor em agosto de 2020.


Fonte: Portal do Governo de Mato Grosso do Sul







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados