Página Inicial | TERÇA-FEIRA, 16 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 31/03/2020
IFMS estende suspensão e adota atividades não presenciais
Compartilhar Notícia
Foto: Divulgação


O Conselho Superior (Cosup) do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) decidiu nesta segunda-feira (30/03), aprovar a manutenção do calendário letivo com a substituição das aulas nos campi por atividades não presenciais. A resolução nº 9 do conselho foi publicada logo após a reunião, realizada nesta segunda-feira. 

 

A medida deve durar enquanto for mantida a suspensão das atividades presenciais causada pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19) no país.

 

As definições sobre o formato de disponibilização e o cronograma de aplicação das atividades serão elaborados pela Pró-reitoria de Ensino (Proen), em parceria com os campi.

 

Na tarde desta terça-feira, 31, está prevista a realização de uma reunião entre diretores-gerais, diretores de ensino e Proen para discutir o tema.

 

Suspensão

As aulas foram suspensas, inicialmente, de 18 de março a 1º de abril, em decorrência das medidas contra o avanço da pandemia no país, por recomendação da Comissão de Organização de Campanhas de Conscientização dos Riscos e Medidas de Prevenção ao Coronavírus (COVID-19) do IFMS. 

 

Em reunião realizada nesta segunda-feira (30/03), a comissão emitiu nova recomendação para que as atividades presenciais permaneçam suspensas até 30 de abril. 

 

O objetivo é possibilitar que estudantes e professores continuem atendendo as recomendações de isolamento social, feitas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como forma de evitar o contágio e a disseminação do vírus.

 

“Não há no mundo uma instituição de ensino que tenha feito gestão de risco para a situação que estamos vivendo. Nunca imaginamos que um inimigo invisível nos atacaria, nos afastaria dos estudantes, de nossos amigos, de nossas famílias, de nosso local de trabalho e nos trancaria em nossas casas", ponderou a reitora Elaine Cassiano.

 

A reitora destaca que as decisões tomadas primam pela saúde da comunidade escolar e garantem a manutenção das atividades de ensino.

 

"Nós decidimos pela saúde dos nossos estudantes, pela saúde de nossos servidores. Temos mães nos procurando pedindo para as aulas não retornarem até o fim da pandemia. É um momento delicado. Não foi uma decisão fácil. Haverá impactos operacionais, mas estamos na reitoria para servir. A decisão tomada pelo conselho vai resultar em um bom trabalho", destacou a reitora.

 

A  21.ª reunião extraordinária do Cosup e a nova reunião da Comissão foram realizadas hoje, por webconferência.

 

Diante das recomendações, os servidores do IFMS permanecem desempenhando suas funções em trabalho domiciliar (homeoffice). 

 

Acesso à internet

Como forma de atender aos estudantes que não possuem acesso à internet, o IFMS estuda a possibilidade de ofertar auxílios para aqueles que, comprovadamente, não possuam recursos para acessar as atividades online.

 

Pandemia

As ações do Instituto Federal diante da pandemia do novo coronavírus, as formas de prevenção à Covid-19, os documentos institucionais referentes à situação e outras informações estão disponíveis na página IFMS contra o coronavírus, no endereço eletrônico https://www.ifms.edu.br/ifms-contra-o-coronavirus


Fonte: Ascom/IFMS







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados