Página Inicial | QUARTA-FEIRA, 01 DE ABRIL DE 2020
Postada por: Jr Lopes dia 16/03/2020
Comissão do IFMS define ações de enfrentamento ao coronavirus
Compartilhar Notícia

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) realiza nesta segunda-fera, 16 de março, uma série de reuniões sobre o enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19). Nas primeira horas da manhã, a reitora, Elaine Cassiano, pró-reitores e diretores sistêmicos estiveram reunidos para avaliar a situação. 

 

Em seguida, iniciou-se uma reunião por videoconferência com os diretores-gerais dos dez campi. O encontro é aberto à participação de servidores.

 

Às 14 horas, os reitores das instituições que formam o Conselho de Reitores das Instituições de Ensino Superior de Mato Grosso do Sul (Crie-MS) se reúnem com o secretário de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel, e com o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, para discutir procedimentos conjuntos.

 

O Crie-MS, atualmente presidido pelo reitor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Marcelo Turine, é formado pelos reitores do IFMS, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e Uniderp.

 

Orientações

Na sexta-feira, 13, servidores e estudantes receberam, por e-mail, o Memorando-Circular nº 2/2020, com orientações sobre o enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19). 

 

O documento informa que foi criada, por meio da Portaria nº 460, de 13 de março de 2020, uma Comissão Geral responsável por organizar campanhas de prevenção à doença nos dez campi e reitoria. O grupo é formado pelo médico da instituição, enfermeiros e gestores.

 

Outra orientação que consta no Memorando-Circular é a de que as unidades do IFMS reavaliem a necessidade de realização de eventos e reuniões. Caso não seja possível adiar a atividade, que se faça sem a presença de público.

 

Servidores que retornarem de viagens internacionais, seja a trabalho ou particulares, devem realizar as atividades remotamente até o 14º dia contado da data de retorno ao Brasil.

 

Os diretores-gerais e enfermeiros dos campi estão responsáveis por divulgar informações à comunidade.

 

Uma página foi criada para reunir as informações da ação IFMS contra o coronavírus. O contato com a Comissão Geral deve ser feito pelo e-mail alertacoronavirus@ifms.edu.br.

 

Atividades letivas

Até o momento, as aulas nos dez campi do IFMS seguem normalmente. O Memorando-Circular nº 02/2020 apresenta, no entanto, os critérios para possível suspensão das atividades. Serão levados em consideração os seguintes fatores:

 

suspensão das aulas nas redes municipal e/ou estadual de ensino;

casos confirmados da Covid-19 na cidade ou suspeitos nos campi e/ou reitoria; e

casos confirmados da doença em servidores, estudantes ou familiares.

Uma nova reunião entre os diretores-gerais e a reitoria será realizada nesta segunda-feira, 16, às 15h30, para rediscutir a suspensão ou não das atividades, dependendo da situação de cada município.

 

Prevenção

Na última sexta-feira, 13, os campi já começaram a adotar medidas de prevenção ao novo coronavírus. As ações seguem as orientações do Ministério da Educação (MEC) e estão alinhadas às diretrizes do Ministério da Saúde. 

 

O Ministério da Saúde mantém uma página na internet com todas as informações oficiais sobre o novo coronavírus (Covid-19). O site explica como a doença é transmitida e tratada, e traz dados atualizados sobre os casos notificados, o plano de contingência e a importância de se denunciar as fake news sobre o assunto.

 

Entre as principais medidas de prevenção estão:

lavar as mãos com água e sabão;

utilizar álcool em gel para ajudar na higienização das mãos;

cobrir o nariz e a boca ao espirrar ou tossir;

evitar aglomerações se estiver doente;

manter os ambientes bem ventilados;

não compartilhar objetos pessoais.

 

O Ministério da Saúde disponibilizou também os materiais da campanha nacional contra o coronavírus. Na página, é possível baixar arquivos de peças gráficas, spots e vídeos.

 

Informações diárias sobre a evolução da doença em Mato Grosso do Sul estão disponíveis no site do Governo do Estado.


Fonte: Ascom/IFMS







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados