Página Inicial | QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 05/10/2019
MS registra abertura de 5,4 mil empresas este ano
Compartilhar Notícia
Abertura de empresas registrou o melhor resultado desde 2014 (Foto: Divulgação)


Foram criadas 5.462 novas empresas em 2019, o melhor resultado registrado desde 2014. Dados da Junta Comercial de Mato Grosso do Sul (Jucems)  apontam que só em setembro foram abertas 604 novas empresas, melhor número desde 2015. No comparativo com o mesmo mês do ano passado (489) o total foi 23,51% superior.

 

Campo Grande registrou o melhor desempenho do mês, com 286 empresas abertas. A Capital respondeu por 47,35% das empresas constituídas em Mato Grosso do Sul no mês passado, índice acima da média de 42,68%. Outro município que tem apresentado bom desempenho é Dourados (71 novas empresas), superando Três Lagoas (34) no número de abertura de empresas. Na sequência Ponta Porã com 25 novos comércios e Maracaju com 13.

 

Serviços continua sendo o setor com maior registro de empreendimentos, com 378 novas empresas em setembro. Seguido do comércio (205) e em terceiro a indústria (21). Quando analisados os subsetores pela classificação do Cadastro Nacional de Atividade Comercial (CNAE), empresas de transporte rodoviário de cargas lideram com 30 novos registros, em seguida vem restaurantes e similares (20), construção de edifícios (19), comércio varejista de artigos de vestuário e acessórios; lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares; e serviços de engenharia em terceiro, com 14 registros cada.

 

De acordo com o presidente da Junta, Augusto Cesar Ferreira de Castro, em novembro completa-se um ano da implantação da Jucems Digital, que simplificou e trouxe agilidade nos procedimentos de abertura ou alterações cadastrais de empresas. “Por meio da Jucems Digital o empresário pode constituir novas empresas, fazer alterações, extinção e arquivamento de documentos tudo de forma remota, pela Internet, diretamente de seu escritório no interior do Estado”, lembrou o presidente.

 

Para o titular da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), a qual a Jucems é vinculada, o número crescente de abertura de novas empresas reforça a sensação de melhora na economia que já se reflete em outros setores. “Em agosto tivemos a geração de 1.152 novos postos de trabalho no Estado, e a indústria foi o destaque com 582 empregos. De janeiro a agosto já foram 18.166, mais que o dobro do total do ano passado”, afirmou.


Fonte: Correio do Estado







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados