Página Inicial | SÁBADO, 20 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 02/09/2009
IBGE: nº de filhos cai para 3 por mãe com pouco estudo
Compartilhar Notícia

Dados da pesquisa Indicadores Sociodemográficos e de Saúde no Brasil, divulgada nesta quarta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística apontam que as mulheres com menos escolaridade apresentam taxas de fecundidade mais elevadas. Segundo o estudo, porém, essa tendência vem declinando. Entre 1970 e 2005, houve queda acentuada na taxa de fecundidade total das mulheres com até três anos de estudo, que passou de 7,2 filhos para três filhos.


Com isso, a diferença no número de filhos entre as primeiras e as mães com pelo menos 8 anos de estudo caiu de 4,5 filhos por mulher, em 1970, para 1,6 filho em 2005. Desde 1980, as mulheres mais instruídas começaram a ter taxas de fecundidade total abaixo do nível de reposição, sendo que, em 2005, esse valor situava-se em 1,4 filho.


Em todos os Estados do País, as mulheres com oito anos ou mais de escolaridade apresentam taxas de fecundidade total abaixo do nível de reposição. As taxas mais baixas se encontram nos Estados do Centro-Sul, onde a transição da fecundidade começou antes da dos Estados do Norte e Nordeste.


O Amapá é o Estado no qual a diferença é maior e também onde a fecundidade de mulheres com menos de três anos de estudo é a mais alta: são 4,5 filhos para mulheres com pouca instrução, numa diferença de 2,7. Já Sergipe, Bahia, Santa Catarina e Rio Grande do Sul apresentam a menor taxa de fecundidade em mulheres com mais de oito anos de escoalridade: 1,3.


Fonte: Terra







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados