Página Inicial | SEXTA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 25/03/2010
Naviraí: Vereadores se reúnem com a gerente de Saúde
Compartilhar Notícia
Reunião com a Gerente de Municipal de Saúde atendeu à convocação da Câmara de Vereadores (Foto: Jota Oliveira)


A gerente de Saúde do município, Sônia Kamitani Yokoro, acompanhada de técnicos daquela Pasta, esteve em reunião com os vereadores naviraienses na terça-feira (23), atendendo a convocação da Câmara Municipal, oportunidade em que ela prestou contas das realizações, respondendo inúmeras indagações apresentadas pelos vereadores.


Sônia Yokoro disse que “Prestamos contas e mostramos os avanços conquistados e os principais problemas hoje enfrentados pelo poder público, na questão de saúde no município. Dentre as principais dificuldades, a epidemia da dengue, a ocorrência de casos de raiva e por último o fechamento da parte de internações do Hospital e Maternidade Santa Ana que deverá ocorrer dia 1º de maio, conforme noticiam seus diretores”, explicou ela.


Na opinião de Sônia Yokoro quem mais vai sentir o fechamento do hospital particular serão os pacientes que pagam convênio. “O atendimento que fazemos na Santa Casa tem que ser igualitário, porque é uma questão de princípio básico do SUS e não podemos fazer diferenciação com os conveniados e particulares”, salientou Sônia.


Analisando a reunião ela disse que foi proveitosa e serviu para se discutir todos os problemas enfrentados pela sua gerência. “Os vereadores entenderam nossas preocupações e o nosso trabalho, sendo solidários. Ficou definido que eles formarão uma comissão para conversar com a diretoria da Cassems para que ele coloque em funcionamento o seu hospital o mais rápido possível”, disse a gerente de Saúde.


Reunião proveitosa


O vereador presidente José Odair Gallo (PDT) disse que a reunião foi proveitosa e de fundamental importância porque as perguntas dos vereadores mostraram os gargalos que existem na saúde. “O fato é que tem muito que ser feito e a gente precisa acompanhar e debater a saúde. Por ser uma cidade pólo Naviraí atende na Santa Casa não só pacientes do município, mas de toda a região. Para se ter um exemplo, no mês passado o pessoal de fora, de outras localidades tiraram mais raios-X do que os naviraienses. Esse é um fato que precisa ser explicado. Na minha opinião as prefeituras da região que enviam seus pacientes para cá, deveriam se consorciar com Naviraí e ajudar nas despesas mensais por esses atendimentos”, salientou o vereador.


Gallo ressaltou a importância do trabalho do pessoal do setor de licitações da Prefeitura, afirmando que eles precisavam ser mais ágeis quando os procedimentos forem da saúde pública municipal. “As licitações da saúde não podem ser emperradas por qualquer motivo. Eles precisam agir com rapidez para se evitar problemas maiores pela falta de medicamento ou material cirúrgico”, explicou Gallo.


Outro fator abordado pelo vereador Gallo é no tocante às reformas e ampliações que irão acontecer no Hospital Municipal este ano. “A população precisa entender e compreender, ajudando naquilo que compete ao próprio usuário, pelo menos enquanto durar as reformas e reestruturações que serão implantadas na Santa Casa. Acreditamos que a reunião foi bastante proveitosa e quem vai ganhar é a população toda”, concluiu ele seus comentários em entrevista à imprensa.


Fonte: Jota Oliveira







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados