Página Inicial | QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 22/03/2019
FMS apoia evento científico sobre atividade física e saúde
Compartilhar Notícia

Está aberto o prazo para submissão de trabalhos na Feira de Ciência e Tecnologia para Atividade Física e Saúde (FECINTAFS), que será realizada nos dias 23 e 24 de outubro, no Centro de Convenções de Bonito. O evento visa contribuir para o desenvolvimento e disseminação da pesquisa científica e tecnológica e fomentar a inovação, e conta com o apoio do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) e da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

 

Podem inscrever trabalhos estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, do ensino médio e da educação profissional de nível técnico das redes pública e privada.

 

A submissão é gratuita e deve ser feita pela página da FECINTAFS até 15 de setembro.

 

Os temas (áreas) aceitos

Ciências Biológicas: relações com a atividade física e saúde;

Ciências Humanas e Sociais: relações com a atividade física e saúde;

Ciências Exatas e da Terra: relações com a atividade física e saúde;

Tecnologias e inovação em atividade física e saúde.

 

Os trabalhos devem ser submetidos pela área interna do usuário na página da Feira, por meio de formulário eletrônico. As normas de submissão e critérios também estão disponibilizados no site.

 

“É muito importante a participação dos estudantes do IFMS e também de alunos de escolas de Bonito e região. A expectativa é deixar um legado para a cidade”, ressaltou o presidente da FECINTAFS, Fabrício Ravagnani, professor de Educação Física do Campus Campo Grande do Instituto.

 

Os resultados parcial e final devem ser divulgados nos dias 29 de setembro e 15 de outubro, respectivamente.

 

A Feira

É um evento inédito na área, no qual estudantes terão a oportunidade de apresentar o resultado dos projetos de pesquisa e de experiências inovadoras na atividade física.

 

O apoio do IFMS à Feira é feito via Pró-Reitoria de Extensão (Proex), por meio do edital nº 072/2018, que viabilizou auxílio financeiro para a realização de eventos de caráter extensionista.

 

A FECINTAFS integra a programação do XII Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde (CBAFS), promovido pela Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde. O tema deste ano é “Semeando a atividade física para o futuro” e contará com palestrantes nacionais e internacionais, discutindo assuntos específicos em workshops, palestras, conferências e mesas-redondas.

 

O evento será realizado de 23 a 26 de outubro, também no Centro de Convenções de Bonito. A previsão é que a abertura conte com a palestra “Há espaço para a atividade física no futuro tecnológico?”, ministrada pelo médico Igor Fiorese Vieira e pelo professor da Universidade de Wollongong, Austrália, Tony Okely.

 

O Congresso tem o objetivo de discutir ações e perspectivas futuras para o desenvolvimento da atividade física enquanto componente fundamental para promoção da saúde, além de fomentar a interlocução entre a Educação Básica e o Ensino Superior, fomentando futuros pesquisadores e ativistas no campo da atividade física e saúde.

 

O público-alvo é formado por profissionais de educação física, de saúde, do sistema S, gestores de serviços públicos de saúde, educação e lazer, professores, estudantes, entre outros.

 

“O grande diferencial do evento é reunir os estudantes do ensino fundamental II e médio, participantes da Feira, com os de graduação e pós-graduação, que participarão do Congresso, além de ampliar a visão dos pesquisadores sobre esse modelo de feira dos dias de hoje, quando a pesquisa é desenvolvida desde a escola”, apontou Fabrício.

 

Mais informações estão disponíveis na página do evento. Em caso de dúvidas, o contato pode ser feito pelo telefone (67) 3301-8915 ou pelo e-mail contato@cbafs.com.br.


Fonte: Ascom/IFMS







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados