Página Inicial | SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 17/01/2019
Após dois recordes consecutivos de consumo de energia elétrica, Concen faz alerta
Compartilhar Notícia
Foto: Agência Nacional de Energia


O País registrou nos últimos dois dias recordes consecutivos no consumo de energia elétrica, devido às altas temperaturas, situação que acende um alerta para que o consumidor não seja surpreendido com aumento inesperado na fatura, ressalta a presidente do Concen (Conselho dos Consumidores da Área de Concessão da Energisa-MS, Rosimeire Costa.

 

“Ainda que estejamos em bandeira verde, sem custo adicional, o maior uso de equipamentos como ar condicionado e refrigeradores em geral traz grande impacto no consumo e na fatura. É preciso cautela, dar preferência a equipamentos que consomem menos, como ventiladores e também aparelhos mais eficientes, como no caso dos aparelhos de ar condicionado aqueles que têm tecnologia inverter”, orienta.

 

É preciso estar atento aos equipamentos. Uma geladeira de duas portas, ligada o dia todo, consome, em média, 56 kwh no mês, enquanto a de uma porta consome 39 kwh. Já um ar condicionado Split de 15 a 20 BTUs tem consumo médio de 293 kwh em um mês, quando ligado 8 horas por dia.

 

O aumento de consumo já foi verificado em dezembro. A Energisa-MS informou o crescimento de 5% quando comparado com o mês de dezembro de 2017. 

 

Nesta semana, o Operador Nacional do Sistema Elétrico registrou dois recordes de carga consecutivos no Sistema Interligado Nacional – SIN. No dia 15 de janeiro de 2019, às 15h39, a demanda máxima do sistema alcançou 85.800 MW. Na tarde desta quarta-feira, 16 de janeiro, aconteceu um novo recorde de carga no SIN, quando a demanda máxima ultrapassou os 87.000 MW.

 

Ainda conforme a ONS,o recorde anterior era do dia 05 de fevereiro de 2014, quando se tinha alcançado um pico de 85.708 MW, às 15h41. Os recordes se devem às altas temperaturas registradas em todas as regiões do país.


Fonte: Fernanda Mathias/Concen







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados