Em média, 17 casos suspeitos de dengue são notificados por dia em Mato Grosso do Sul, segundo aponta boletim epidemiológico divulgado hoje pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). Do dia 1º até o dia 10 de janeiro, foram 172 casos notificados, sendo sete confirmados.
Entre os casos confirmados, três foram em Três Lagoas. No ano passado, município registrou três mortes pela doença e é alvo de investigação do Ministério Público Estadual, que apura eficácia dos mecanismos da prefeitura para o combate a possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.
Também foram confirmados dois casos em Ribas do Rio Pardo e um em Sonora e Bela Vista. Nenhum morte pela doença foi confirmada neste ano. No entanto, duas mortes suspeitas, ocorridas em Três Lagoas no ano passado, seguem em investigação.
Segundo o boletim epidemiológico, em todo o ano passado foram notificados 9.631 casos suspeitos de dengue. Os registros são maiores do que em 2017, quando a SES foi notificada de 2.201 casos. Em 2016, o casos chegaram a 59.874 no estado.
Até o fim de dezembro, quatro mortes haviam sido confirmadas em decorrência da dengue no Estado, sendo três em Três Lagoas, e uma professora, no dia 18 de dezembro, em Brasilândia.
Fonte: Correio do Estado