Comemorar a primeira década de funcionamento do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). Esse é o objetivo da campanha "IFMS, Transformando Vidas", lançada nesta quinta-feira, 29.
A um mês do aniversário – celebrado em 29 de dezembro, data de publicação da Lei nº 11.892/2008 que instituiu a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica – é possível acessar a página da campanha que reúne fatos, imagens e documentos históricos, além de depoimentos de pessoas que tiveram suas vidas transformadas pelo IFMS.
Para o reitor Luiz Simão Staszczak, o sentimento é de satisfação e alegria pela comemoração da data.
"A instituição teve muitas conquistas ao longo desses 10 anos, formou diversos profissionais e contribuiu para o desenvolvimento do Estado. Hoje temos mais de 9 mil estudantes matriculados, nossa equipe de trabalho conta com mais de 1.100 servidores efetivos, e para os próximos anos esperamos atender ainda melhor a população sul-mato-grossense”.
Na página, estudantes e servidores da instituição - inclusive aqueles que já se formaram ou que não fazem mais parte do quadro - podem gerar o certificado comemorativo “Faço parte desta história” e compartilhar nas redes sociais o orgulho de integrar a comunidade do IFMS.
Na seção Êxito, o visitante pode conhecer histórias de pessoas que tiveram as vidas transformadas pelo IFMS, por meio de depoimentos e de reportagens especiais que serão publicadas nas próximas semanas. A família Pereira, do município de Jardim, viu os horizontes se ampliarem depois que o jovem Matheus passou a estudar no Instituto Federal. Assista aqui.
Em breve, será possível conferir um resumo em números da primeira década de funcionamento do IFMS. São dados sobre estudantes, servidores, assistência estudantil, além de fomento à pesquisa e extensão.
Passeio pela história
A seção Museu Virtual reúne cerca de 400 fatos e quase 700 imagens que marcaram os primeiros dez anos do IFMS. A busca pode ser feita por temas: Implantação, Ensino, Compromisso Social, Inovação, Conquistas e Desenvolvimento, e dentro de cada página é possível navegar ano a ano pela história da instituição.
Na página, o visitante também tem acesso ao Arquivo Digital, iniciativa que prevê a disponibilização online de todos os documentos físicos do IFMS.
Para o reitor, dar início à digitalização dos arquivos administrativos sob a guarda do Instituto Federal facilita o acesso à história da instituição, além de ser um mecanismo de transparência.
“O arquivo digital permite múltiplo e rápido acesso à informação, a partir de diferentes locais, dando celeridade à tomada de decisões e consultas históricas. Transpor o arquivo físico para o online é fundamental para a preservação da memória da instituição e também está diretamente alinhado à transparência, um de nossos valores institucionais”.
Atualmente, estão disponibilizados no Arquivo Digital 75 documentos, incluindo nomeações dos primeiros servidores e diretores, primeiros acordos de cooperação técnica firmados e documentos de implantação dos campi.
“A história se faz a partir de documentos, daí a importância dos arquivos como fonte de referência para os interessados. A adoção de técnicas arquivísticas adequadas permite a localização eficiente da informação desejada e economia de recursos para a instituição”, apontou a arquivista da reitoria, Maryanna Almeida.
O trabalho foi desenvolvido ao longo do primeiro semestre pela servidora. Antes de se tornar digital, o arquivamento é feito de forma física.
“Para a organização do acervo é preciso ler individualmente cada documento, identificar o assunto principal e colocar o código de classificação específico. Os documentos são separados por ano, e depois por código, para facilitar a localização. Já para o arquivo se tornar digital, é necessário fazer a higienização do documento, retirar grampos e clipes, digitalizá-lo e guardá-lo novamente”, explicou a arquivista.
O Arquivo Digital também reúne em torno de 100 recortes de jornais com notícias sobre o IFMS ao longo dos anos.
A página dos 10 anos do IFMS foi desenvolvida pela Assessoria de Comunicação Social (Ascom), com o apoio da Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação (Dirti).
Selo comemorativo
Em julho de 2017, o IFMS foi o vencedor do concurso para a escolha do selo comemorativo dos 10 anos, promovido pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).
A marca criada pela Ascom concorreu com outras 14 propostas apresentadas por instituições que compõe a Rede.
Desde o início de 2018, o selo passou a ser utilizado por todos os Institutos Federais nas peças de divulgação institucional, seja em formato impresso ou digital.
“A conquista foi muito significativa, representa o reconhecimento do trabalho que desenvolvemos enquanto Ascom. Ver o selo replicado nos materiais de divulgação de toda a Rede Federal durante o ano nos deu uma sensação de alegria e orgulho, já que a data é tão especial e emblemática”, ressaltou o programador visual do IFMS, Murilo Delmondes, um dos responsáveis pela criação do selo.
Rede Federal
Os Institutos Federais foram criados pela Lei nº 11.892, de 29 dezembro de 2008, quando o Ministério da Educação (MEC) instituiu a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
Além de oferecer educação profissional gratuita em diversas modalidades e níveis de ensino, os Institutos Federais promovem a pesquisa aplicada e a inovação tecnológica.
Atualmente, de acordo com o Conif, são mais de 650 unidades espalhadas pelo país, com mais de um milhão de estudantes matriculados e cerca de 80 mil servidores, entre professores e técnico-administrativos.
Fonte: Assessoria/IFMS