Página Inicial | DOMINGO, 21 DE OUTUBRO DE 2018
Postada por: Jr Lopes dia 21/09/2018
Horário de Verão pode ser extinto em todo território nacional
Compartilhar Notícia
Foto: Divulgação


Está sendo analisado na Comissão de Infraestrutura a extinção definitiva do horário de Verão em todo o território nacional. A proposta foi realizada pelo senador Airton Sandoval (MDB-SO) e está sendo relatada pelo senador Valdir Raupp (MDB-RO).

 

De acordo com o Senado, o senador Sandoval questionou em sessão se o adiantamento do horário realmente proporciona um maior aproveitamento da luz solar e consequentemente na redução do uso de energia através da iluminação artificial. Sandoval argumenta que essa tese quando posta em uma análise econômica mais ampla acaba não sobrevivendo.

 

Como justificativa, ele apresentou estudos feitos em diversos países que afirmam que o horário de Verão está vinculado ao desenvolvimento de doenças e problemas de saúde, como infartos do miocárdio, pressão arterial e agravamento de diabetes tipo 2.

 

A dificuldade em se adaptar ao horário causa privação do sono e como consequência a população adquire efeitos como irritabilidade, dificuldade na aprendizagem, perda ou lapsos de memória, sonolência, alucinações, comprometimento do sistema imunológico, aumento nos acidentes de trânsito, entre outros problemas foram citados pelo senador como consequências da mudança no horário.

 

O horário de verão neste ano está previsto para 4 de novembro. Ao contrário dos últimos anos, que começava em outubro, a pedido do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o presidente Michel Temer alterou para novembro. De acordo com Temer, o intuito da mudança foi evitar atrasos na apuração dos votos e na divulgação dos resultados da eleição deste ano.


Fonte: Estadão







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados