Página Inicial | QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 16/03/2010
Naviraí: Autoridades farão vistoria em portal de Parques
Compartilhar Notícia
Criação de parques se consolida em Naviraí (Foto: Arquivo)


Autoridades estaduais ligadas ao meio ambiente farão nesta quarta-feira (17) a última vistoria na obra do portal de entrada para o Parque Municipal de Naviraí e Parque Natural das Várzeas do Ivinhema. Após a visita o monumento deve ser repassado ao município, sendo um dos últimos procedimentos para a consolidação do Parque Natural da Vaca Branca.


Na vistoria desta quarta, estarão presentes representantes do Imasul, Incra, Agesul e da Cesp (Centrais Elétricas de São Paulo), além do promotor do Ministério Público Estadual do Mato Grosso do Sul Alexandre Lima Raslam. O gerente de meio ambiente da prefeitura João do Carmo Neves, representará o município no ato, previsto para acontecer ás 9h.


O Parque Municipal está localizado na região leste do município. O acesso ao local é através da MS 487, cerca de 40 quilômetros da entrada da Fazenda Vaca Branca. O Parque Municipal começou a se tornar realidade em novembro de 2008, quando foi realizada uma audiência pública para a criação do mesmo, conforme prevê o roteiro básico para criação de unidades de conservação do Ministério do Meio Ambiente.


Já o parque estadual das várzeas do rio Ivinhema que é a continuidade do parque municipal de Naviraí abrange a bacia do rio Paraná, concentrado nos municípios de Naviraí, Jatei e Ivinhema. Ele foi criado pelo Decreto nº 9.278 - 17/ 12/1998, como medida compensatória da Usina Hidrelétrica Engenheiro Sérgio Motta/CESP.


Os principais objetivos de conservação do Parque são: conservar os fragmentos de florestas, os remanescentes de várzea e ecossistemas associados dos rios Ivinhema e Paraná; manter mecanismos de regulação natural das bacias hidrográficas locais e promover a preservação da diversidade genética das espécies que habitam o Parque, principalmente, aquelas ameaçadas de extinção.


Fonte: Da redação







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados