Página Inicial | SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 11/06/2018
Custo mais alto da geração de energia requer mais cuidados contra o desperdício
Compartilhar Notícia
Combater o desperdício é um hábito que vale para qualquer época do ano (Foto: Agência Brasil)


A redução das chuvas faz aumentar o custo de geração de energia elétrica e exige do consumidor atenção redobrada no consumo. Mais que nunca, é importante o uso consciente, a economia e a adoção de cuidados contra o desperdício, orienta a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (Agepan).

 

Conforme divulgado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a bandeira tarifária para este mês de junho será vermelha (patamar 2) com custo de R$ 5 a cada 100 kWh (quilowatts-hora) consumidos.

 

Com o fim do período úmido, os reservatórios do Sul apresentaram redução de volume provocando o aumento do risco hidrológico (GSF) e o preço da energia no mercado de curto prazo (PLD), duas variáveis que determinam a cor da bandeira a ser acionada. Além disso, a previsão de chuvas é baixa quando comparada à média histórica. Com menos água nos reservatórios, aumenta o uso de usinas termelétricas, que geram energia a um custo maior.

 

Combater o desperdício é um hábito que vale para qualquer época do ano. Com o custo da geração elevado, esse cuidado deve ser ainda maior. Ficar atento a algumas atitudes pode ajudar a controlar o gasto e evitar grandes aumentos na conta de luz.


Fonte: Agepan







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados