Página Inicial | QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 16/03/2010
Naviraí: Direção afirma que Hospital Santa Ana será fechado
Compartilhar Notícia
Médico José Martins, diretor do Hospital Santa Ana (Foto: Jornal Correio do Sul)


O Rotary Club Naviraí recebeu nesta semana durante a realização de sua reunião ordinária, uma comissão que é responsável pela saúde pública no município e durante o encontro foi confirmado aos rotarianos presentes que mais um hospital particular em funcionamento na cidade irá fechar suas portas por seus proprietários.


A convite do rotariano Paulo Schimitz, o grupo foi até à Casa da Amizade participar da reunião composto por Sônia Kamitani Yokoro (gerente municipal de Saúde), Daniele Schunemann (diretora do Hospital Municipal), José Antonio Martins (sócio diretor do Hospital Santa Ana) e o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Salazar, além de João Inácio, gerente da Cassems em Naviraí.


Sob a presidência do rotariano vice-presidente Odilo Balta (o titular encontrava-se em viagem), o grupo foi explicar aos membros daquele clube de serviço como vai indo a saúde pública no município e suas expectativas com relação a solução dos problemas existentes na atualidade.


A gerente de Saúde disse que várias reuniões já foram realizadas com todos os segmentos da sociedade, além dos representantes dos três poderes, ou seja, Executivo, Legislativo e Judiciário para colocar a par da situação vivida em Naviraí. Ela frisou que vem a algum tempo tentando encontrar o caminho para resolver a situação da saúde no município e com o fechamento do Santa Ana a situação vai se complicar ainda mais, uma vez que outros dois recentemente fecharam as portas, se referindo ao Cone Sul e São Lucas.


Já o representante do Hospital Santa Ana afirmou que são 23 anos de trabalho na cidade e que estava triste em dizer que a instituição vai parar de atender no setor de internação trabalhando apenas com consultas. “Do jeito que está não tem mais condições de trabalhar”, resumiu Zé Martins.


Ele entregou aos rotarianos uma planilha com demonstrativo, tabela e o movimento do hospital frisando que as despesas são maiores que as receitas. “O setor público está sufocando os hospitais privados e a tabela do SUS está totalmente defasada. Em janeiro tivemos 138 internação e deste total 73% eram pelo SUS. Uma diária por internação hoje varia entre R$ 12.50. Um absurdo!!”, reclamou.


Doutor José também salientou que “Não temos mais condições de arcar e trabalhar no prejuízo”, apontou dizendo que o Santa Ana tem 27 leitos que a partir do dia 1º de maio ficarão vazios e somente consultas serão realizadas em seu Hospital. “Infelizmente está é a posição que tivemos que tomar”, disse o diretor do Hospital.


O gerente da CASSEMS disse que a sua instituição “não é a salvadora da pátria”, mas que já está concretizada a compra do antigo Hospital Cone Sul da família Tamborlin. “De imediato vamos trabalhar com 8 leitos mas e nossa meta é oferecer30 a 50”,afirmou João Inácio.


Para encerrar Sônia afirmou que o Hospital Municipal será ampliado e que uma casa será alugada de imediato para abrigar a parte administrativa. “O problema é que os conveniados e SUS terão os mesmos tratamentos na rede pública”. A gerente aproveitou para agradecer aos diretores do Santa Ana pelos 23 anos de serviços e desejou sucesso aos membros da CASSEMS.


Fonte: Jornalcorreiodosul







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados