Página Inicial | TERÇA-FEIRA, 07 DE MAIO DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 15/03/2010
Expectativa de inadimplência do consumidor sobe pelo 5º mês, diz Serasa
Compartilhar Notícia

A perspectiva de inadimplência do consumidor para os próximos seis meses subiu pelo quinto mês consecutivo em janeiro, com alta de 1,5% segundo o indicador da Serasa Experian divulgado nesta segunda-feira (15).


Para a Serasa, o resultado "aponta que a atual tendência de queda nos níveis de inadimplência das pessoas físicas deverá perder força em breve, ou seja, antes do final deste semestre".


Entre os fatores apontados pelos analistas da Serasa para a mudança de cenário está o crescimento acelerado do endividamento das famílias, "observado durante o segundo semestre de 2009, com a corrosão do poder de compra tendo em vista a alta da inflação neste início de ano".


Outros motivos apontados são o esgotamento dos efeitos da recuperação cíclica do nível de emprego sobre a inadimplência do consumidor e a elevação do custo dos financiamentos em várias modalidades de crédito para as pessoas físicas.


Segundo a Serasa, no entanto, a inadimplência ainda deverá permanecer num patamar de normalidade, não representando obstáculo à expansão do crédito neste ano.


Empresas


O indicador para pessoas jurídicas recuou 4% em janeiro, a oitava queda mensal consecutiva. De acordo com a pesquisa, a inadimplência das empresas tende a retornar a sua trajetória de redução gradual ao longo do primeiro semestre, após ter apresentado uma ligeira elevação no primeiro mês do ano. A alta foi de 3,76% em dezembro de 2009 para 3,80% no mês seguinte, conforme relatório divulgado pelo Banco Central.


Entre os motivos apontados para a redução está a diminuição do ritmo econômico nos primeiros meses de 2010, principalmente do setor industrial, e também pela lentidão de recuperação dos países desenvolvidos.


Fonte: Folha Online







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados