Página Inicial | SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 10/05/2018
Campanha de Vacinação no Estado já imunizou mais de 76 mil pessoas
Compartilhar Notícia
Foto: Arquivo/Ilustração


Desde o início da 20ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza, Mato Grosso do Sul já imunizou mais de 76 mil pessoas, conforme dados do Datasus/MS, divulgados nessa quarta-feira (09/05). Conforme a Coordenadoria de Imunização da Secretaria de Estado de Saúde (SES) o número de doses aplicadas pode ser ainda maior, já que o registro da vacina é feito inicialmente de forma manual e, posteriormente, repassado ao sistema de dados do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

No Estado, 737.395 mil pessoas fazem parte do público-alvo, conforme a definição do Ministério da Saúde. A SES espera vacinar ao menos 90% desse total, o que representa 663.656 mil pessoas.

 

Fazem parte do grupo prioritário: Crianças de seis meses a menores de cinco anos; Gestantes, puérperas; Professores, profissionais da saúde; Povos indígenas; Pessoas com 60 anos ou mais; Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população carcerária e funcionários do sistema prisional; Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independente da idade.

 

Dia D

A campanha de vacinação termina dia 1° de junho, sendo sábado (12.5) o dia de mobilização nacional – conhecido também como “Dia D”.

 

De acordo com o escalonamento da entrega da vacina, o início da campanha é para os grupos prioritários do público-alvo que são: profissionais de saúde, crianças de 06 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas e professores.

 

A partir do Dia D, a vacinação será estendida para a população com idade acima de 60 anos.

 

Para os demais grupos, a Campanha estará disponível a partir do dia 21 de maio.

 

As estratégias de vacinação no Brasil, conforme o Ministério da Saúde, são decisões respaldas em bases técnicas, científicas e logísticas, evidência epidemiológica, eficácia e segurança do produto.

 

As campanhas tem contribuído na redução da mortalidade em indivíduos portadores de doenças crônicas, tais como doença cardiovascular, acidente vascular cerebral (AVC); doenças renais, diabetes, pneumonias, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC); dentre outras. Entre as possíveis condições de risco para a ocorrência de complicações por influenza, a presença de pelo menos uma comorbidade foi mais frequente entre os acometidos.

 

A influenza é uma doença respiratória infecciosa, de origem viral, que pode levar ao agravamento e ao óbito, especialmente, nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção.


Fonte: Portal do Governo de Mato Grosso do Sul







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados