Página Inicial | SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Luciano Dutra dia 14/03/2010
Projeto de Naviraí é destaque na Olimpíada do Conhecimento
Compartilhar Notícia
Etapa nacional da olimpíada do conhecimento do senai no rio de janeiro, que tem oito alunos do senai do estado. Foto: Divulgação


O Senai de Mato Grosso do Sul enviou oito alunos das unidades de Campo Grande, Corumbá, Dourados e Naviraí para representar a entidade na etapa nacional da Olimpíada do Conhecimento, que será aberta nesta segunda-feira (08/03) no Ginásio do Maracanãzinho e encerrada no próximo domingo (14/03) no Cais do Porto, ambos na cidade do Rio de Janeiro (RJ). Os competidores, que foram selecionados durante a etapa estadual da competição realizada em novembro do ano passado na Capital, embarcaram ontem (07/03) para o Rio de Janeiro.


Para o gerente de Educação e Desenvolvimento Tecnológico do Senai/MS, Jesner Escandolhero, a expectativa é de bons resultados. “Entre tantas participações que o Senai teve nas edições anteriores da Olimpíada do Conhecimento, nós acreditamos que hoje estamos mais preparados. Até mesmo por termos realizado uma etapa estadual bem organizada, quando foi possível selecionar os melhores competidores”, declarou.


Segundo a coordenadora da Olimpíada do Conhecimento do Senai em Mato Grosso do Sul, Maíse Rodrigues Sá Gicomeli, os competidores vão realizar trabalhos nas áreas de tecnologia da informação, confecção de roupas, segurança do trabalho, mecânica de manutenção, mecânica de automóveis, tornearia mecânica, eletricidade industrial e eletricidade predial. “Todas as unidades do Senai do Estado serão representadas”, ressaltou.


Representantes


O aluno do Cetec Senai Naviraí, Edmilson Duarte da Silva, vai competir na área de eletricidade predial, enquanto Mário Sérgio Mendes Yule, aluno da FatecSenai Campo Grande, vai competir na área de mecânica de automóveis. Já o Cetec Senai Três Lagoas vai enviar Wesley Ramos de Souza, na área de tornearia mecânica, e Eliel Jerônimo Martins Ribeiro, na área de eletricidade industrial.


Pelo Cetec Senai Corumbá a representante será a aluna Fabiane Salvatierra, que vai desenvolver trabalho na área de segurança do trabalho, e o Cetec Senai Dourados enviará os alunos Wesley Adriano Pinheiro, na área de tecnologia da informação, Merielli Gabriella Fernandes, na área de confecção de roupas, e Rafael Vicentin Lima, na área de mecânica de manutenção.


Além dos alunos, ainda segundo Maíse Giacomeli, a delegação do Senai de Mato Grosso do Sul conta com professores e gerentes das unidades. “Cada Estado terá um avaliador em cada área do conhecimento, por isso, além dos alunos, também vão participar oito instrutores, os gerentes das unidades, os professores que treinarem os alunos e o psicólogo do Senai, que dará o apoio emocional para nossos alunos”, detalhou.


Preparação


O douradense Rafael Vicentin Lima, 18 anos, campeão da etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento do Senai de Mato Grosso do Sul na área de manutenção mecânica, promete fazer bonito da etapa nacional da competição. “Eu não tinha qualquer pretensão de ficar entre os primeiros na fase estadual realizada em Campo Grande (MS) em novembro do ano passado, mas, como consegui vencer, fiquei muito feliz, foi uma ótima surpresa e espero obter um bom resultado no Rio”, disse.


Segundo Rafael Lima, o interesse pela área de mecânica sempre existiu e tornou-se real há um ano, quando conseguiu se matricular no curso de aprendizagem industrial oferecido pelo Cetec Senai Dourados. “Os meus instrutores foram bem atenciosos e me incentivaram muito a participar da Olimpíada do Conhecimento, sempre dizendo que eu iria conseguir me destacar. Porém, para isso eu tive de me preparar muito, treinando à noite, inclusive, para conseguir esse bom resultado”, recordou.


Como trabalhava pela manhã e freqüentava as aulas à tarde, o período noturno foi dedicado aos treinos, começando às 17 horas e terminando às 21h30, todos os dias nas semanas que antecederam a prova realizada Estado. “A prova aplicada em Campo Grande durante a Olimpíada do Conhecimento exigiu habilidades nas áreas de hidráulica, pneumática, tornearia e manutenção de compressor de ar. De todas elas, a que exigiu mais dedicação foi a tornearia, que era a área que eu menos dominava”, informou o competidor.


Projeto


Pela segunda vez consecutiva, um projeto de inovação tecnológica do Senai de Mato Grosso do Sul foi aprovado em seleção nacional para ser apresentado durante a etapa nacional da Olimpíada do Conhecimento 2010 e América Skills, que serão realizados simultaneamente. Trata-se do projeto de autoria do Cetec Senai Naviraí, denominado “bloqueio eletrônico”, que melhora o procedimento de segurança no manuseio de máquinas energizadas, impedindo a conexão à tomada acidentalmente.


De acordo com Jesner Escandolhero, entre as 28 unidades estaduais do Senai no País apenas 19 tiveram projetos de inovação tecnológica aprovados. “O nosso projeto é um processo inovador na área de eletrônica desenvolvido por um docente do Cetec Senai Naviraí”, explicou, acrescentando que se trata de um procedimento para ser aplicado no dia-a-dia das empresas que utilizam grandes máquinas, mas que confere inovação ao processo.


O docente do Cetec Senai Naviraí, José de Souza Neves, autor do projeto de melhoria do procedimento de segurança no manuseio de máquinas energizadas, explica que o projeto foi apelidado de “bloqueio eletrônico” e permite elevar o nível de segurança do operador de máquinas. “É um projeto que visa promover um método seguro no processo de trabalho para prevenir lesão, mutilações ou morte dos operadores e auxiliares de máquinas e equipamentos”, reforçou.


Fonte: Portal do MS







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados