Página Inicial | QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 26/03/2018
Festival de Arte e Cultura do IFMS será realizado em Naviraí e mais nove municípios
Compartilhar Notícia
IMFS, campi de Naviraí (Foto: Folha de Naviraí/Jr Lopes)


Criado para estimular e promover atividades e manifestações culturais, o Festival de Arte e Cultura do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) traz uma novidade na edição 2018. Pela primeira vez, o evento será promovido simultaneamente nos dez municípios onde a instituição tem campus.

 

O festival será realizado entre os dias 20 e 26 de agosto, em Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

 

“Em 2018, de forma inédita, teremos o Festival de Arte e Cultura em todos os campi do IFMS. O evento tem como públicos-alvo a comunidade interna e, sobretudo, a externa. Dessa forma, a instituição leva arte e cultura para praças, ruas, teatros, escolas, ou seja, envolvemos toda a população local”, destacou o pró-reitor de Extensão, Aírton Vinholi.

 

Investimento – Para a realização do evento este ano, o IFMS investirá R$ 75 mil, com a concessão de auxílios no valor de R$ 7,5 mil para cada campus da instituição. O recurso será viabilizado por meio do Programa Institucional de Incentivo ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação (Piepi).

 

Os recursos repassados aos campi deverão ser usados para aquisição de material de consumo e contratação de pessoa jurídica, conforme os anexos I, II e II da Portaria nº 448, de 13 de setembro de 2002.

 

Os campi submeteram as propostas ao edital 002/2018, onde tiveram que apresentar o planejamento do evento em forma de projeto. O resultado final do processo de submissão está disponível na Central de Seleção do IFMS.

 

Festival – Nos dez municípios, serão oferecidas gratuitamente ao público atividades como apresentações artísticas e culturais, oficinas, exposições, mostras e concursos.

 

A coordenadora do evento no Campus Aquidauana, Cinara Ribeiro, destaca a importância do fomento institucional. “Por exemplo, para uma apresentação de teatro, podemos investir em cenário, iluminação, sonorização, e isso tudo contribui para termos encenações de alto nível”, destacou.

 

Para Cinara, os dias do Festival são marcantes tanto para os estudantes quanto para a comunidade externa. “É a oportunidade de apresentarmos à população a diversidade artística e cultural existente na região. Além disso, o Festival contribui com a iniciação artística, uma vez que os concursos abrem espaço para a descoberta de talentos”.

 

Histórico – O Festival de Arte e Cultura do IFMS foi realizado pela primeira vez em 2016, nos municípios de Campo Grande, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina e Ponta Porã.

 

No ano passado, a segunda edição do evento foi organizada por oito campi da instituição: Aquidauana, Campo Grande, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina e Ponta Porã.


Fonte: Ascom/IFMS







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados