Página Inicial | TERÇA-FEIRA, 16 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 13/01/2018
Após quase 24 horas de bloqueio, fronteira de MS com a Bolívia é liberada por manifestantes
Compartilhar Notícia

Após um período de quase 24 horas de bloqueio, a fronteira do Brasil com a Bolívia, em Corumbá, foi liberada por manifestantes na noite de ontem (12/01). Logo após a abertura, militares da polícia do país vizinho organizavam o trânsito de carros e veículos pesados na linha internacional e multavam os que estavam atrapalhando o tráfego.

 

A sexta-feira foi marcada por uma paralisação em toda a Bolívia. Nas cidades da região de fronteira, como Puerto Quijarro, por exemplo, não foi diferente. Manifestantes foram as ruas segurando bandeiras e cartazes, acompanhados de motociclistas e motoristas. De acordo com a polícia boliviana as manifestações foram pacíficas.

 

Comerciantes também aderiram a paralisação e não abriram as portas na manhã desta sexta-feira. Até mesmo estudantes brasileiros que cursam Medicina em Santa Cruz de La Sierra tiveram dificuldades para atravessar a fronteira e voltar para casa.

 

O bloqueio também afetou o comércio do lado brasileiro da fronteira. Com o dólar favorecendo a moeda boliviana, visitantes do país vizinho representam hoje 30% do movimento nas vendas de Corumbá.

 

Há dois meses a Bolívia enfrenta uma onda de protestos. Segundo os manifestantes os motivos são as mudanças no Código Penal e o recursos que o presidente Evo Morales conseguiu na mais alta corte da Justiça boliviana para disputar outra eleição.

 

Por conta disso, os manifestantes não descartam fechar a fronteira novamente. Essa foi a terceira vez que manifestantes fecharam a fronteira do Brasil com a Bolívia essa semana. Classes como a de médicos e de motoristas alegam que o novo Código Penal criminaliza as categorias.


Fonte: TV Morena







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados