Página Inicial | QUINTA-FEIRA, 18 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 27/11/2017
Gerente de banco em Mônaco indica mais uma conta de Ricardo Teixeira
Compartilhar Notícia
Diretor do escritório do banco Pasche em Mônaco, Jurg Schmid, afirma que Teixeira tem conta no HSBC (Reprodução)


O diretor do escritório do banco Pasche em Mônaco, Jurg Schmid, declarou durante uma reunião interna da instituição em 2013 que além da conta que o ex-presidente da CBF, Ricardo Teixeira tem em seu banco, há uma outra no HSBC. A revelação, noticiada pelo Estadão, foi feita através de um áudio desta reunião, em que Schmid explica porque aceitou abrir uma conta para Teixeira mesmo com o risco de reduzir a reputação do nome do banco.

 

- Tem um outro, o HSBC, que ainda tem uma conta dele (Teixeira) - declarou o diretor - Sabemos que ele recebeu dinheiro em troca de favores e etc - explicou.

 

A gravação foi feita pelo então vice-diretor do banco, Jean-Loius Rouillan, que teria convocado a reunião para conversar com Jurg Schmid sobre o receio da presença de conta suspeitas na instituição. Um mês após a reunião, Rouillan foi demitido, mas guardou os áudios.

 

O site francês Mediapart foi o primeiro a divulgar as gravações ainda em 2014. Na matéria, Schmid garante que Ricardo Teixeira se enquadrava no grupo de clientes que "os outros bancos não aceitariam", mencionando a grande quantidade de dinheiro que o ex-cartola depositava no banco.

 

- Eu sei muito bem que nenhum outro banco em Mônaco lhe quis abrir uma conta - afirmou.

 

A reportagem do Estado procurou a defesa do brasileiro, que não se pronunciou a respeito da acusação. Vale lembrar que em dezembro de 2015, o FBI solicitou ao Ministério Público da Suíça que três contas, nos bancos UBS, BSI e Banca del Gottardo, fossem bloqueadas com base em investigações. Duas estavam no nome de Willy Kraus, mas a justiça norte-americana acredita que Ricardo Teixeita era responsável pelas movimentações na conta do doleiro.

 

A justiça francesa teve acesso a uma conta em nome do ex-presidente da CBF com US$ 22 milhões e suspeita que o valor seria fruto de sua relação com um fundo do Catar e do voto que Teixeira teria dado a favor do país árabe durante a votação de 2010. Este fundo também é reconhecido por ter pagado um amistoso da seleção brasileira e por erguer obras para a Copa de 2022.

 

Na última sexta-feira, a defesa do ex-cartola declarou, que a conta no banco Pasche havia sido declarada às autoridades fiscais. De acordo com documentos encontrados pelos investigadores e revelados pelo Estado, Teixeira começou a receber um tratamento diferenciado dentro do banco, com um dossiê de viagens tratado até mesmo pelo vice-CEO da instituição.

 

Os banqueiros de Mônaco se comunicavam com o hotel, organizava o quarto e faziam mudanças nos planos de viagem do brasileiro, trabalho normalmente realizado por agências de turismo. Em 2012, Teixeira deixou a presidência da CBF durante uma viagem para o principado, entretanto utilizava como sua base um endereço dem Delray Beach, na Flórida.

 

A apuração dos fatos chegou ao resultado de que o ex-cartola visitava seus banqueiros com frequência, enquanto os brasileiros e a comissão da Fifa acompanhavam os preparativos para a realização do Mundial de 2014, Teixeira fazia viagens organizadas pela instituição financeira a Montecarlo, inclusive em dias de jogos da própria Seleção Brasileira.


Fonte: Lancenet







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados