Página Inicial | TERÇA-FEIRA, 12 DE DEZEMBRO DE 2017
Postada por: Jr Lopes dia 17/11/2017
Personalidades reconhecidas pela luta contra o racismo serão homenageadas
Compartilhar Notícia
Dia da Consciência Negra foi instituído por meio de Resolução de autoria do deputado Amarildo Cruz (Foto: Victor Chileno/ALMS)


Lideranças reconhecidas pela atuação no combate ao racismo e na promoção da igualdade racial em Mato Grosso do Sul serão homenageadas na próxima segunda-feira (20/11), com a comenda Zumbi dos Palmares, um dos maiores símbolos da resistência negra a escravidão, à época do Brasil colonial, e que morreu no dia 20 de novembro de 1695.

 

A data alusiva ao Dia Nacional da Consciência Negra foi instituída na Assembleia Legislativa do Estado, por meio da  Resolução 36/2009, de autoria do deputado estadual Amarildo Cruz (PT), que atua fortemente no combate à discriminação racial.

 

“Embora a luta pelo fim do preconceito e pela igualdade racial seja diária e ainda haja muito a ser conquistado, temos sim que celebrar a data e homenagear àqueles que, diariamente, trabalham para que o racismo perca força não só no nosso Estado, mas em todo o Brasil. É também uma forma de valorizar um povo que contribuiu para o desenvolvimento da cultura brasileira", falou o parlamentar.

 

A sessão solene terá início às 19h30, no Plenário Deputado Júlio Maia da Assembleia Legislativa.

 

Dia da Consciência Negra - O Dia da Consciência Negra foi instituído pela Lei Federal 10.639/2003 e é celebrada no Brasil no dia 20 de novembro como forma de lembrar a morte de um dos maiores símbolos da resistência negra à escravidão, Zumbi dos Palmares.


Fonte: Agência ALMS







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados