Página Inicial | SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 06/03/2010
Índice de infestação do mosquito da dengue sobe em Naviraí
Compartilhar Notícia
Agentes de saúde utilizam bombas costais para combater a dengue (Foto: Jr Lopes)


O índice de infestação do mosquito da dengue em Naviraí subiu nestes primeiros meses de 2010 e já ultrapassa o limite de 1% recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).


Em alguns bairros da cidade, como Jardim Progresso, Varjão, Ipê, Jardim Paraíso (I e II), Vila Nova, Harry Amorim e parte do centro da cidade, o índice de infestação está acima de 4%. Na tentativa de conter a proliferação do mosquito, agentes estão percorrendo diversos bairros com o intuito de combater os focos de dengue.


De acordo com dados obtidos no Núcleo Municipal de Controle de Vetores, os números de casos suspeitos e confirmados de dengue em Naviraí já ultrapassa aos constatados no ano passado. De janeiro até quarta-feira, 3 de março, foram diagnosticados 394 casos suspeitos de dengue e 55 confirmados.


Em 2009, foram diagnosticados 117 casos suspeitos de dengue e 13 casos confirmados. Nenhum caso de óbito foi ocasionado pela dengue.


Segundo a gerente do Núcleo de Vetores, Rozineide Touro, somente na semana passada 138 novos casos suspeitos foram diagnosticados no município. “Os maiores vilões são os descartáveis, garrafas pet, sacolas plásticas, vasilhas de animais, pneus, entre outros. Também o pratinho embaixo do vaso de flor, além das caixas de água”, disse Rozineide.


Ações


Desde o dia 16 de janeiro estão sendo realizados mutirões de limpeza em diversos bairros e esta ação deve prosseguir sem data para ser encerrada. “As chuvas acima da média constatadas nos últimos meses, obrigam as pessoas a estarem sempre alertas e a manterem seus quintais sempre limpos. A dengue só dá uma trégua quando todos fazem sua parte”, explica a gerente do Núcleo de Vetores.


Outra ação de combate ao mosquito transmissor é o trabalho de agentes de saúde subordinados ao Núcleo de Vetores que estão percorrendo os bairros para eliminar depósitos que acumulam água, tratar com larvicida, fazer borrifações com bomba costal e com veículo de fumacê e, principalmente, orientar a comunidade.


“Nos locais onde o veículo que aplica o fumacê não entra, estão sendo utilizadas as bombas costais. O carro de fumacê percorre os locais onde há a necessidade de sua intervenção das 5h às 7 da manhã e das 17h às 20h”, esclarece.


As pessoas que constatarem algum foco do mosquito da dengue em Naviraí, podem informar no Núcleo Municipal de Vetores através do telefone 3461 4983.


Fonte: Jr Lopes







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados