Página Inicial | SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 06/11/2017
Naviraí faz campanha de prevenção ao câncer bucal
Compartilhar Notícia
Gerência de Saúde fará orientação preventiva sobre câncer bucal (Foto: Divulgação)


A Gerência de Saúde do município de Naviraí por meio Programa Coletivo de Prevenção e Programa Odontologia-Criança realizará em todo o mês de Novembro de 2017 a Campanha de Prevenção ao Câncer Bucal, que tem por objetivo levar orientações educacionais e preventivas sobre lesões bucais, em especial ao Câncer, que tem 100% de cura, quando diagnosticado em sua fase inicial.

 

Os principais sintomas do câncer bucal são lesões na cavidade oral ou lábios que não cicatrizam em 15 dias, manchas ou placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengiva, céu da boca e bochecha; nódulos no pescoço e rouquidão persistente.

 

Segundo a Dra. Paula Suekane, Coordenadora do Programa Coletivo de Prevenção e Programa Odontologia-Criança do Município de Naviraí, todas as Unidades de Saúde da Família estarão à disposição para receberem os pacientes que suspeitarem e apresentarem alguma lesão ou sintoma de câncer bucal, para o exame clínico.

 

“As equipes de saúde bucal das Unidades de Saúde da Família, realizarão além de atividades educativas nas unidades, com o tema de Prevenção do Câncer Bucal, visitas domiciliares, com busca ativa dos casos, além de orientações de prevenção ao Câncer Bucal no domicílio, reforçando a importância do autoexame para a detecção precoce da doença”, explicou a gerente de Núcleo de Assistência Odontológica Kátia Akemi da Rocha Ujihara Salem.

 

A programação da campanha ainda abrange palestras, escovações supervisionadas e aplicação de flúor gel nas escolas municipais e estaduais (a partir do 6º ano do ensino fundamental), com entrega de panfletos para serem levados aos pais e familiares para conscientização da população.

 

Paula Suekane ainda explicou que nos casos em que forem identificados algum sinal de indicação de lesão suspeita o cidadão será encaminhado para o CEO – Centro de Especialidades Odontológicas, onde serão feitos exames para detecção do câncer, e biópsia.


Fonte: Assessoria







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados