Página Inicial | QUINTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 23/08/2017
Deputados destacam liderança e pioneirismo de Pedro Pedrossian
Compartilhar Notícia
Com bandeiras a meio-mastro, ALMS está de luto oficial por três dias (Foto: Victor Chileno/ALMS)


A liderança e o pioneirismo de Pedro Pedrossian foram lembrados pelos deputados estaduais durante a sessão ordinária de terça-feira (22/08), que foi "levantada" devido à morte do ex-governador. O presidente da Assembleia Legislativa, Junior Mochi (PMDB), informou que a Casa de Leis acompanhará os governos de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), que decretaram luto oficial de três dias. Durante esse período, as bandeiras do Brasil, de Mato Grosso do Sul e de Campo Grande permanecerão hasteadas a meio-mastro na sede do Palácio Guaicurus.

 

"O ex-governador nos deixou realizações emblemáticas e um importante legado. Ele sonhou, planejou e executou obras fundamentais", disse Mochi, citando a criação das três universidades públicas: Universidade Estadual do Mato Grosso, que posteriormente foi transformada em Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), e Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

 

"Deixou sua história traçada com a nossa e até mesmo os adversários reconhecem sua importância como um homem de visão e muito querido em todo o Estado", afirmou Dr. Paulo Siufi (PMDB). "Foi um homem que fez muito à frente do seu tempo", lembrou Professor Rinaldo (PSDB), que citou entre as realizações o estádio Maria Aparecida Pedrossian, o "Morenão", em Campo Grande, e a duplicação de rodovias. Mara Caseiro (PSDB) chamou Pedrossian de "grande visionário" e Herculano Borges (SD) afirmou que "Mato Grosso do Sul perde um grande homem, que fez a diferença". João Grandão (PT) também lamentou a morte do ex-governador e pediu que Deus conforte os familiares e amigos.

 

Segundo Antonieta Amorim (PMDB), o "Homem de Miranda" é um exemplo a inspirar os novos gestores e políticos. "Mesmo quem não comungava as mesmas ideias hoje lhe reverencia o maior legado histórico e administrativo. Que possamos ter mais homens com a inteligência e a capacidade dele", disse. As mesmas qualidades foram enfatizadas pelo deputado Amarildo Cruz (PT). "Independentemente da posição ideológica, não tem como negar a importância do legado do ex-governador", afirmou.

 

Natural de Presidente Epitácio (SP), o deputado lembrou que chegou ao Estado em 1981 e foi aprovado em concurso público para agente tributário durante a gestão Pedrossian. "Há aproximadamente dois anos estive com ele e destaco duas grandes qualidades. A liderança inconteste, capaz de projetar o futuro e se antecipar, o que fez dele um homem diferenciado, e o apoio que nos deu, durante a campanha do Zeca, em 1998, porque somente conseguimos esse apoio quando nos comprometemos a fazer um governo social", recordou.

 

Pedro Pedrossian morreu em casa, aos 89 anos, na madrugada desta terça-feira. Engenheiro civil, foi governador do antigo Mato Grosso entre os anos 1966 e 1971. Em 1980, foi nomeado pelo então presidente João Figueiredo para comandar Mato Grosso do Sul e voltou à governadoria em 1991, quando foi eleito nas urnas.


Fonte: Agência ALMS







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados