Página Inicial | QUARTA-FEIRA, 24 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 10/07/2017
Violonista homenageia Dilermando Reis nesta quarta em Naviraí
Compartilhar Notícia
Violonista Marcelo Fernandes se apresenta nesta quarta em Naviraí (Foto: Divulgação)


Nesta quarta-feira (12/07), às 19:30h,  acontece em Naviraí o Projeto “A música brasileira em seis cordas: Uma homenagem a Dilermando Reis” com o violonista e professor da UFMS, Marcelo Fernandes.

 

O produtor cultural Daniel Escrivano é o proponente do projeto, que é realizado pela FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul) através do FIC (Fundos de Investimentos Culturais), a turnê está passando por 10 cidades do estado. 

 

A apresentação contará com a presença da cantora Ana Lucia Gaborim que vai interpretar algumas canções populares, que foram gravadas por célebres cantores do passado, como Francisco Alves, Carlos Galhardo e Francisco Petrônio.

 

O evento acontecerá no auditório do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), localizado na Rua Hilda, número 203, no Bairro Boa Vista. A entrada é franca.

 

SOBRE DILERMANO REIS

Dilermando Reis é um dos maiores músicos brasileiros de seu tempo e sua sólida carreira incluiu contratos com gravadoras como Columbia e Continental, turnês internacionais de grande sucesso e um contrato duradouro com a Rádio Nacional. Sua popularidade alcançou níveis impressionantes, sobretudo se pensarmos que o artista nunca cantou uma só canção, tendo feito sua carreira apenas dedilhando seu violão.  Por outro lado, seu trabalho como acompanhador também é memorável e os duos com Francisco Alves, Carlos Galhardo e Francisco Petrônio lhe renderam reconhecimento e popularidade.

 

Dentre suas obras mais famosas para violão solo, temos as valsas Noite de Lua, Dois Destinos, Uma Valsa e Dois Amores, Eterna Saudade, Súplica e ainda choros como Magoado, Tempo de Criança, Vê se Te Agrada, Gente Boa... Mas Dilermando reis ficou mesmo conhecido por interpretar obras da geração de violonistas que o antecedeu, como Sons de Carrilhões e Jongo – de João Pernambuco - e as célebres Marcha dos marinheiros e Abismo de Rosas – ambas de Américo Jacomino. Essas obras formaram o carro-chefe que imortalizou Dilermando Reis como um dos maiores solistas populares de nosso país e por isso, serão executadas nesta série de apresentações em homenagem ao violonista.

 

MARCELO FERNANDES E DILERMANDO REIS

Marcelo Fernandes é professor da UFMS, doutor em música pela USP e um dos principais solistas em atividade no país, tendo se apresentado em teatros e conservatórios na Suíça, França, Bélgica, Alemanha, Portugal, Espanha, Colômbia  Chile e EUA. Participou do projeto Sonora Brasil do SESC, dentro do qual empreendeu uma turnê de 86 recitais de violão em 20 estados brasileiros, ao lado do respeitado violonista pernambucano Henrique Annes. 

 

Após seu doutorado sobre Modernismo Brasileiro, estreou a obra integral para violão de Camargo Guarnieri na Europa e mantém em seu repertório tanto obras populares, quanto obras do repertorio erudito para violão solo. 

 

Na sua adolescência e juventude, freqüentou como aluno e depois como professor, os festivais anuais de violão Dilermando Reis em Guaratinguetá (cidade natal do homenageado), onde pôde convier e tocar com músicos que haviam tocado com o próprio Dilermando e travar contato com os familiares do mestre, como seu sobrinho dileto Esrato Reis. Além disso, Fernandes trabalhou arduamente divulgando as obras de Dilermando Reis na Europa, América do Sul e EUA, alem de ter gravado obras de Dilermando Reis em sue disco solo: “Música latino-americana para violão”  (2008). (**Com informações da assessoria da DS Escrivano Produções)


Fonte: Folha de Naviraí







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados