Página Inicial | QUARTA-FEIRA, 24 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 03/07/2017
Naviraí realiza audiência pública para ampliação do Parque Municipal
Compartilhar Notícia
Audiência Pública para ampliação do Parque Natural Municipal de Naviraí foi realizada na Câmara de Vereadores (Foto: Divulgação)


Aconteceu na noite de quinta-feira (29/06), uma Audiência Pública para ampliação do Parque Natural Municipal de Naviraí. O evento aconteceu na Câmara de Vereadores de Naviraí e foi realizada pela Gerência Municipal de Meio Ambiente.

 

Fizeram parte da mesa de autoridades o prefeito Dr. José Izauri de Macedo, o promotor de justiça da Comarca de Naviraí Dr. Paulo da Graça Riquelme de Macedo Junior, Júlio Jacinto (um dos proprietários da Fazenda Três Irmãos, onde está localizado o Parque), Reginaldo de Oliveira (guarda parque do Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema), vereador Claudio Cezar (Fi da Paiol), que representou o Poder Legislativo naviraiense, o presidente do CONDEMA, Maxander Nelson Sturm e o gerente Municipal de Meio ambiente Astolfo Carlos Mendes.

 

O Parque Natural Municipal de Naviraí foi criado através do Decreto N. 051/2009 e hoje possui uma área de 9.512 hectares. Ele está localizado em uma região estratégica no contexto biogeográfico, pois representa um dos mais importantes remanescentes das várzeas do Rio Paraná, e, portanto que sustenta a biodiversidade deste ecossistema, mantendo as características originais de seus ambientes. 

 

Na audiência foi discutida a ampliação da área com mais 6.728 hectares, que somando a existente, o Parque Natural Municipal de Naviraí terá 16.240 hectares. Com isso, segundo o gerente de meio ambiente Astolfo, haverá um aumento na receita por meio do ICMS Ecológico.

 

O prefeito Izauri ao fazer uso da palavra comentou sobre a importância do parque, pois além da preservação do meio ambiente, servirá para estudos científicos, o desenvolvimento do turismo ecológico entre outras atividades, que com certeza atrairá visitantes oriundos de outras regiões do país.

 

Kátia Vivian Chrestani Borges, gerente de Núcleo de Unidades de Conservação e Educação Ambiental, ao lado do engenheiro agrônomo Alberto Mouri Delentani fizeram uma apresentação sobre o referido parque. 

 

Astolfo ao encerrar a audiência disse que todos os procedimentos serão tomados para que a ampliação seja formalizada dentro do menor tempo possível, inclusive com a elaboração do Plano de Manejo.


Fonte: Assessoria







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados