Página Inicial | SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 30/06/2017
Educadores e alunos de Naviraí se unem em marcha pela paz nas escolas
Compartilhar Notícia
Juntos, professores e alunos realizam passeata pedindo paz nas escolas (Foto: Folha de Naviraí/Jr Lopes)


Cerca de 200 pessoas, entre professores e alunos, participaram da marcha pela paz nas escolas que aconteceu na manhã do último sábado (24/06), no centro de Naviraí. A concentração ocorreu na Praça Prefeito Euclides Fabris e de lá, juntos educadores e alunos, percorreram as principais ruas do centro da cidade.

 

Idealizada por professores da Escola Estadual Antônio Fernandes, a mobilização teve objetivo de demonstrar para a sociedade que a educação está mobilizada e chamar a atenção das autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, para que coloquem em prática ações que coíbam os casos de violência [verbal e física] registrados em algumas escolas de Naviraí.

 

O caso mais grave de violência contra um educador ocorreu na Escola Antônio Fernandes no dia 06 de junho, quando um aluno menor de idade atingiu o diretor da escola, Marlon Morch, com dois golpes de faca. O professor passou por cirurgia e está em fase de recuperação. Na mesma semana, uma coordenadora foi agredida por uma aluna e um garoto foi flagrado com uma arma branca dentro da escola, casos estes que foram registrados em outras duas unidades escolares do município.

 

Ex-gerente municipal de educação e atualmente lecionando nos três períodos na Escola Antônio Fernandes, o professor Ciro Toaldo participou da passeata e destacou o papel primordial da família dentro do processo que busca a paz nas escolas.

 

- Precisamos do apoio das famílias. A história não acontece só nos livros, mas ela acontece na vida real. Os alunos que participaram desta passeata presenciaram um momento importante na história, se mobilizando juntamente com os professores e clamando pela a paz nas escolas – disse o professor.

 

A manifestação chamou a atenção dos comerciantes e das pessoas que circulavam pelo centro da cidade. Professora há 23 anos, Rosimeire Viutes afirmou que o momento é de união.

 

– Nós precisamos de apoio de todos para que a nossa comunidade escolar tenha menos registro de violência. Não podemos esperar apenas pelos nossos governantes, temos que nos unir como fizemos aqui hoje. Basta de violência nas escolas – frisou a professora.

 

Para a coordenadora do Ensino Médio na Escola Antônio Fernandes, professora Wanieyre de Oliveira, o objetivo de mobilizar professores e alunos de todas as escolas do município em busca da paz nas escolas foi alcançado.

 

– Este foi um ato de todas as escolas. Mesmo por ter sido organizado em poucos dias, ficamos satisfeitos pelo resultado obtido que foi chamar a atenção da população sobre a necessidade de nos unirmos em busca da paz – afirmou.

 

Tatiane Morch, coordenadora pedagógica na Escola Estadual Presidente Médici e esposa do professor Marlon Morch, participou da passeata e fez questão de enfatizar que a família não tem sentimento de vingança ou mágoa devido ao fato ocorrido.

 

- Não foi e não está sendo fácil para a nossa família, mas nós não estamos buscando nenhum culpado pelo que aconteceu. Nossa esperança é de que o sofrimento da nossa família sirva ao menos para que juntos [educadores, alunos, autoridades e a sociedade de modo geral] encontremos formas de promover a paz nas escolas e no meio em que vivemos. Eu como cidadã, posso dizer que nós estamos precisando mais da presença de Deus nas escolas e nas famílias. Sem ele, nós não conseguiremos reverter esta questão de violência, seja nas escolas ou em qualquer outro local – declarou a professora Tatiane Morch, no final da marcha pela paz nas escolas.


Fonte: Folha de Naviraí







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados