Página Inicial | QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 08/06/2017
Primeiro-ministro de Portugal inicia viagem à América Latina pelo Brasil
Compartilhar Notícia

O primeiro-ministro português, o socialista António Costa, inicia neste sábado (10/06) uma viagem pela América Latina que começará pelo Brasil, onde festeja o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Depois ele segue para visitas oficiais à Argentina e ao Chile, onde se reunirá com os presidentes de ambos países. A informação é da agência EFE.


O gabinete do primeiro-ministro divulgou hoje (8) a agenda oficial da viagem aos três países, que começará pelo Brasil no sábado; António Costa e o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, chegarão a São Paulo ao final da tarde, e ambos presidirão as comemorações do Dia de Portugal, no Teatro Municipal, que será encerrado com um show da fadista Gisela João.


No domingo, Costa irá ao consulado português para assinar um protocolo de cooperação entre o Instituto Camões, a Secretaria de Cultura de São Paulo e a Fundação Roberto Marinho e visitará uma exposição do artista luso Ernesto de Melo e Castro.


A agenda seguirá na cidade do Rio de Janeiro com um almoço no navio-escola Sagres e uma visita ao Real Gabinete Português de Leitura para assinar um memorando de entendimento para a participação do Instituto Camões na nova Associação Luís de Camões.


O Palácio de São Clemente, onde funciona o Consulado de Portugal, no Rio, no bairro de Botafogo, acolherá no final da tarde outra cerimônia de comemoração do Dia de Portugal, antes da partida de Costa para Buenos Aires.


Argentina e Chile
Na segunda-feira (12), já na capital argentina, Costa discursará no encerramento de um encontro empresarial promovido pela Agência para o Investimento e o Comércio Exterior de Portugal  e o Ministério de Relações Exteriores da Argentina e falará sobre o futuro da Europa na Universidade Argentina da Empresa.


A parte mais política da sua viagem à Argentina acontece na terça-feira, quando Costa visita o Congresso dos Deputados para reunir-se com o presidente da Câmara, Emilio Monzó, e a vice-presidente do país, Gabriela Michetti. Posteriormente, após uma cerimônia na praça de San Martín, Costa se reunirá na Casa Rosada com o presidente, Mauricio Macri, antes de partir para o Chile.


Em Santiago, o líder português será recebido na quarta-feira pelo ministro da Defesa, José Antonio Gómez Urrutia, e terá um encontro com a presidente do Chile, Michelle Bachelet, que acabará com um almoço oficial. Costa também deve abrir um seminário empresarial na própria quarta-feira, enquanto que na quinta-feira, antes de retornar a Lisboa, visita o centro histórico de Santiago.


Fonte: EFE







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados