Página Inicial | QUINTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 17/03/2017
Saúde Naviraí realiza reunião de combate ao Aedes Aegypti
Compartilhar Notícia
Município está com 25.455 imóveis para a visita domiciliar, afirma gerente do Controle de Vetores (Foto: Assessoria)


Aconteceu na manhã de quinta-feira (16/03), na sala da Gerencia Municipal de Saúde, a primeira reunião do ano de 2017 do Comitê Executivo Intersetorial e de Mobilização de Combate ao Aedes Aegypti, oportunidade em que foram discutidas as ações a serem desenvolvidas no combate à Dengue e outras endemias.

 

Segundo o Gerente de Equipe de Epidemiologia do Controle de Vetores da Prefeitura Municipal de Naviraí José Pereira da Silva, o controle do órgão conta com 33 Agentes de Endemias que desempenham as atividades de tratamento e eliminação de criadouros, borrifação nos pontos estratégicos, coleta das armadilhas (ovitrampas) que está suspensa no momento, bloqueio mecânico e com equipamento costal, monitoramento do descarte de pneus do eco ponto.

 

Estão incluídos para a execução desses serviços 03 servidores para acompanhamento das atividades (Supervisores), 01 Supervisor Geral, 01 Servidor para leitura de larvas no laboratório, 01 servidora na digitação e 01 servidora na Educação em Saúde.

 

José Pereira disse que o município está com 25.455 imóveis para a visita domiciliar do Controle de Vetores para serem feitas dentro do ciclo. Desse total, foram encontrados 2.888 imóveis fechados e recuperados 808 imóveis, ficando uma pendencia de 10.98%.   No trabalho de tratamento foram realizadas 16.062 visitas domiciliares entre residências, pontos estratégicos, comércios, terrenos baldios e outros, sendo trabalhados 63% dos imóveis a serem visitados, com 259 focos do mosquito aedes aegypti encontrados, argumentou.

 

Neste trabalho dos pontos estratégicos, disse, que são as borracharias, ferro velho, foram realizadas 136 visitas, com 12 focos do mosquito aedes aegypti, apontando um índice de 8,82%. O trabalho do LIRA - Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti, foi realizado do dia 06 à 10 de março, tendo sido detectado um índice de infestação do município de 3,79% com dois extratos de médio risco e um extrato de alto risco. Conforme as normas do Ministério da Saúde a situação do nosso município encontra-se em médio risco para epidemia.


Fonte: Assessoria







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados