Página Inicial | SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 09/03/2017
Brasil reaparece em segundo no ranking da Fifa
Compartilhar Notícia
Em segundo, Brasil segue na cola da Argentina (Foto: Divulgação)


Sem jogar em fevereiro, o Brasil reapareceu na segunda colocação no ranking da Fifa divulgado nesta quinta-feira, atrás apenas da líder Argentina. O top-5 segue inalterado, com a Alemanha na terceira posição, o Chile na quarta e a Bélgica na quinta. O restante do top-10 também é o mesmo, com França, Colômbia, Portugal, Uruguai e Espanha.

 

A próxima lista, entretanto, deve ter mudanças. Com rodada das eliminatórias neste mês, o Brasil encara Uruguai e Paraguai, enquanto a Argentina pega Chile e Bolívia.

 

COMO A PONTUAÇÃO É CALCULADA

 

A fórmula para chegar à pontuação é complicada e leva em consideração os jogos das seleções nos últimos quatro anos. Os últimos 12 meses valem 100%, enquanto a cada ano o peso cai para 50%, 30% e 20%, respectivamente. É a soma das médias de pontos de cada 12 meses que resulta nos pontos atuais de cada país no ranking. Daí a confusão: o Brasil não receberá mais 582 pontos agora.

 

Para cada jogo, a Fifa usa a seguinte fórmula para definir quantos pontos o time ganhou:

P= R x I x S x C

 

As letras significam:

P = pontuação no ranking

R = pontos pelo resultado do jogo

I = importância da partida (eliminatórias, amistoso...)

S = força da seleção adversária

C = força da confederação continental;

 

Os critérios da Fifa são:

R = vitórias (3 pontos); empate (1 ponto) e derrota (zero)

I = Copa do Mundo (4 pontos); Copa das Confederações ou principal torneio de cada confederação (3 pontos); eliminatórias para Copa do Mundo ou para principal torneio de cada confederação (2,5 pontos); e amistosos (1 ponto);

S = o valor 200 é atribuído a todas as seleções. O líder do ranking vale 200. Para achar o coeficiente (S) de outras equipes, o valor é subtraído da colocação do time naquele momento. Equipes abaixo da 150ª posição valem sempre 50 pontos;

C = cada confederação tem um coeficiente: Conmebol (1); Uefa (0,99), Concacaf, AFC, CAF e OFC (0,85).


Fonte: Globo Esporte







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados