Página Inicial | DOMINGO, 24 DE NOVEMBRO DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 18/05/2016
Onevan cobra vacinas e ações do Estado diante de epidemia de gripe H1N1
Compartilhar Notícia
Onevan cobra o envio imediato de um grande lote de vacinas para atender a população de Naviraí (Foto: Divulgação)


O vice-presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, deputado estadual Onevan de Matos (PSDB), cobrou a imediata destinação de vacinas e ações do Governo do Estado, diante da epidemia de gripe H1N1 (Influenza A) que está ocorrendo em Mato Grosso do Sul.


Naviraí

Onevan citou como principal exemplo o município de Naviraí, que acaba de confirmar a quarta morte decorrente da gripe H1N1, no intervalo inferior a 15 (quinze) dias. O parlamentar citou, também, que existem no município, aproximadamente, 20 (vinte) casos já confirmados e outros 60 (sessenta) aguardando o resultado de exames.


"Naviraí está em pânico. As pessoas estão andando de máscaras nas ruas, com medo de contaminação, em razão da epidemia de H1N1. As aulas já foram suspensas, o diretor do fórum chegou a suspender o atendimento à população, diante do medo que toma conta da cidade".


O número de óbitos em Naviraí em decorrência da gripe H1N1 – 4 (quatro) – é idêntico ao número de óbitos ocorridos em Campo Grande, capital do Estado. Mato Grosso do Sul contabiliza, até o momento, o registro de 17 (dezessete) casos confirmados de mortes pela gripe H1N1.


Vacinas

O deputado estadual afirmou que procurou o secretário Nelson Tavares (Saúde) durante o final de semana e solicitou o envio imediato de um grande lote de vacinas para o atendimento à população de Naviraí e do Conesul, localidades que concentram o maior número de casos de H1N1.


Onevan condenou, ainda, a omissão do Ministério da Saúde/Governo Federal, responsável pelo programa de imunização (vacinas), por não garantir doses suficientes de vacinas, tendo em vista a iminente epidemia de H1N1 que já vinha sendo prevista no país.


O parlamentar voltou a citar o exemplo de Naviraí, que possui, aproximadamente, 55 mil habitantes para ilustrar o cenário de caos quanto à falta de vacinas: "Eu indago: 5 (cinco) mil doses serão suficientes para atender a população? É claro que não!", reclamou.


"Faço este apelo ao governador Reinaldo Azambuja e ao secretário Nelson Tavares para que a população de Mato Grosso do Sul não tenha que enterrar mais entes queridos em razão da gripe H1N1. O Estado precisa de vacinas para atender nossa população", concluiu o deputado estadual Onevan de Matos.


H1N1

A gripe H1N1, ou influenza A, é provocada pelo vírus H1N1, um subtipo do influenzavírus do tipo A. Ele é resultado da combinação de segmentos genéticos do vírus humano da gripe, do vírus da gripe aviária e do vírus da gripe suína, que infectaram porcos simultaneamente.


De acordo com o médico infectologista Dráuzio Varella, os sintomas da gripe H1N1 são semelhantes aos causados pelos vírus de outras gripes. No entanto, requer cuidados especiais a pessoa que apresentar febre alta, acima de 38º, 39º, de início repentino, dor muscular, de cabeça, de garganta e nas articulações, irritação nos olhos, tosse, coriza, cansaço e inapetência. Em alguns casos, também podem ocorrer vômitos e diarreia.


Fonte: Fernando Ortega/assessoria







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados