Página Inicial | DOMINGO, 28 DE ABRIL DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 09/05/2016
Caravana da Saúde oferece consultas e cirurgias até para quem não está na fila
Compartilhar Notícia
A Caravana da Saúde começa a atender em Campo Grande nesta terça (Foto: Jessica Barbosa)


Pessoas que não estão na fila de espera por consultas, exames e cirurgias de oftalmologia serão atendidas na Caravana da Saúde. Isso porque o mutirão do Governo do Estado vai atender demanda espontânea dessa especialidade.


A Caravana da Saúde começa a atender em Campo Grande nesta terça-feira, (10) oferecendo consultas oftalmológicas para quem precisar. O atendimento será feito pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Centro de Convenções Albano Franco, local escolhido para a instalação do complexo de carretas da saúde.


Na estrutura do centro de convenções, além de pacientes que estão nas filas de espera por consultas, exames e cirurgias, também serão atendidas pessoas que procurarem atendimento oftalmológico de forma imediata. As informações são da Secretaria de Estado de Saúde (SES).


O acolhimento começa cedo, às 6h. A partir desse horário, pacientes que não possuem indicações de hospitais ou postos de saúde, mas desejam passar por consulta oftalmológica, podem procurar o setor de credenciamento montado no Albano Franco. O atendimento é prioritário para pessoas acima dos 55 anos. É necessário levar documento com foto e cartão do SUS.


Depois de conseguir uma vaga e passar pela consulta, o paciente sai da Caravana com receituário para óculos ou encaminhamento para cirurgia, dependendo de seu diagnóstico. Se for detectada a necessidade de cirurgia, ela será feita na própria Caravana, a partir do dia 14 de maio.


Fila

O atendimento para pacientes que estão na fila de espera por consultas, exames e cirurgias de especialidades é diferente. Nesses casos, a SES desenvolveu um Call Center que, desde a semana passada, está entrando em contato com as pessoas para agendar o atendimento na Caravana da Saúde.


Essas pessoas são cadastradas no sistema e recebem orientações para a retirada de um crachá de identificação – que é entregue na Casa de Saúde e no Hospital Regional, ambos em Campo Grande, conforme indicação. Dessa forma, o paciente é atendido com rapidez e qualidade.


Atendimento especialidades diversas

Ao contrário da oftalmologia, as consultas, exames e cirurgias de outras especialidades, como neurologia, pediatria, ortopedia, entre outras, só serão feitos mediante agendamento de acordo com a fila de espera dos pacientes da microrregião de Campo Grande. O paciente que tiver dúvidas e quer saber se está ou não na lista de agendamentos de procedimentos gerais deve entrar em contato com a secretaria de saúde do município em que mora.


Fonte: Notícias MS







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados