Página Inicial | QUARTA-FEIRA, 02 DE OUTUBRO DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 21/04/2016
Desfalques obrigam Cuca a mexer no Palmeiras para semifinal
Compartilhar Notícia
Cuca vai ter de mexer no esquema do Verdão (Foto: Divulgação)


O técnico Cuca deu uma notícia ruim aos palmeirenses na manhã desta quinta-feira. Após o treino na Academia de Futebol, o comandante confirmou os desfalques do meia Allione e do atacante Dudu para o clássico do próximo domingo, contra o Santos, às 16h, na Vila Belmiro, pela semifinal do Campeonato Paulista.


O argentino sofreu um entorse no joelho esquerdo e acabou vetado pelo departamento médico, assim como o atacante, que voltou a sentir um problema muscular na coxa direita. A dupla atuou contra o São Bernardo, na última segunda-feira, e agora abre disputa no ataque alviverde.


Uma das marcas da era Cuca no Palmeiras tem sido a variação tática. Desde que assumiu a equipe, no início de março, o treinador já adotou formações mais tradicionais como o 4-4-2 e 4-3-3, e até surpreendeu ao atuar no 3-5-2 contra o Rosario Central, na Argentina, mesmo sem ter trabalhado com essa formação.


O que tem facilitado as constantes mudanças são as características individuais dos atletas, principalmente do meio para frente. Alecsandro, por exemplo, foi contratado para atuar como referência, mas tem desempenhado papel importante também no meio de campo. Robinho, que muitas vezes foi o único armador, pode atuar centralizado, pelos lados ou até mais recuado, como um terceiro volante.


Para a vaga deixada por Allione, o treinador pode escolher opções de velocidade que possam atuar pelos lados, mantendo as características do argentino. Para essa função, o recém contratado Róger Guedes e Erik são os candidatos. Outra possibilidade seria deslocar Gabriel Jesus para a esquerda, abrindo espaço para Rafael Marques ou Lucas Barrios na frente.


Na última segunda-feira, Dudu entrou na segunda etapa da vitória contra o São Bernardo, ocupando a vaga de Robinho. Na ocasião, o Cuca montou a equipe com uma linha de quatro atacantes. E acabou dando certo já que Dudu começou a jogada do último gol - Róger Guedes cruzou rasteiro para Gabriel Jesus completar de primeira.


Para fechar a marcação, o Palmeiras pode atuar com três zagueiros (Thiago Martins, Edu Dracena e Vitor Hugo) ou três volantes. Na última hipótese, Robinho na função Cleiton Xavier pode ser a solução na armação das jogadas. Se a intenção for quebrar a posse de bola santista, Zé Roberto pode ganhar vaga no meio para desempenhar função semelhante a exercida contra o Corinthians.


Mais centralizado, Gabriel Jesus cresceu de produção com Cuca. Artilheiro da equipe com nove gols, empatado com Alecsandro, o atacante rejeita o rótulo de principal esperança do Verdão na Vila Belmiro.


– Todos nós temos responsabilidade. Ainda mais se tratando da grandeza do Palmeiras. O time que for jogar, se jogar coletivo, vai fazer a diferença. A consequência disso é a individualidade aparecer – disse o atacante.


Cuca ainda terá mais dois dias treinamento antes de definir a escalação, que só será confirmada momentos antes da partida. Palmeiras e Santos entram em campo no domingo, às 16h, na Vila Belmiro.


Fonte: Globo esporte







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados