Página Inicial | QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Postada por: Jr Lopes dia 08/02/2010
Sojicultores de Naviraí iniciam colheita
Compartilhar Notícia
Colheita deve ser intesificada em Naviraí a partir da segunda quinzena de fevereiro (Foto: Divulgação)


Parte dos produtores que cultivam soja no município de Naviraí já iniciaram a colheita da safra 2009/2010, especialmente aqueles que optaram por cultivar as variedades precoce e super precoce.


A previsão é de que a colheita seja intensificada a partir da próxima segunda-feira, 15 de fevereiro, quando a maioria dos sojicultores estará com as máquinas no campo.


Nesta safra serão colhidos grãos da oleaginosa em pouco mais de 40 mil hectares em Naviraí. Historicamente a produção média nestas áreas é de 45 sacas por hectare, todavia os produtores estimam que esta média seja superada.

Os primeiros hectares colhidos são parte dos que foram semeados ainda na primeira quinzena de outubro do ano passado.


A previsão é de que a colheita da soja ocorra até a primeira quinzena do mês de abril, quando todas as áreas que foram cultivadas estarão colhidas.


Focos de ferrugem


O número de focos de ferrugem asiática nas lavouras de soja de Mato Grosso do Sul aumentou nas últimas semanas, conforme dados do Consórcio montado contra a doença.


As chuvas acima da média tem favorecido a disseminação da praga que é causada por fungo.


Em Naviraí os casos estão sendo monitorados por técnicos que fazem o acompanhamento constante junto com os agricultores. Nas áreas onde foram detectados casos de ferrugem asiática, os focos já estão controlados.


Fonte: Jr Lopes (Naviraí Diário)







Naviraí Diário | Todos os Direitos Reservados